Maceió

Prefeitura inicia obras para construção de residencial na Orla Lagunar

A obra prevê a revitalização e reurbanização da Orla Lagunar de Maceió, com a construção de 1776 moradias

Publicado: | Atualizado em 28/02/2019 15:22


A obra prevê a revitalização e reurbanização da Orla Lagunar de Maceió, com a construção de 1776 moradias (Crédito: Secom Maceió)
A obra prevê a revitalização e reurbanização da Orla Lagunar de Maceió, com a construção de 1776 moradias (Crédito: Secom Maceió)

Maceió – Teve início nesta quinta-feira (28), as obras de revitalização da Orla Lagunar e de construção do Residencial Vilas do Mundaú, em Maceió. O primeiro procedimento realizado é a fresagem asfáltica, para remoção do pavimento e preparação do solo para a base estrutural das edificações.

A obra prevê a revitalização e reurbanização da Orla Lagunar de Maceió, com a construção de 1776 moradias, para atender a população dos assentamentos Sururu de Capote, Mundaú, Muvuca e Torre, que hoje vive em condição subumana e degradante.

O prefeito em exercício Marcelo Palmeira esteve na região para acompanhar de perto o início dos trabalhos. “Esse planejamento foi feito com muita seriedade. Nós contamos com parceiros do Governo Federal e com o apoio do ex-senador Benedito de Lira, que foi padrinho do projeto. Nosso objetivo é dar moradia de qualidade e decente para essas famílias. Uma obra significativa e marcante para nossa gestão”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Territorial de Maceió, Mac Lira, falou sobre o projeto. “Depois de um planejamento longo, assinamos contrato final de dezembro e agora começamos as obras. Procuramos o Tribunal de Justiça, o Juizado da Infância, a Procuradoria Regional do Trabalho e o Ministério Público Estadual, pois sem esse apoio a situação da comunidade não se resolveria. A Prefeitura apresentou um projeto singelo, mas ousado e obteve o apoio do Ministério das Cidades. Durante as obras, as pessoas continuarão trabalhando e vivendo aqui e só serão realocadas para os empreendimentos depois que eles estiverem completamente construídos. Seguimos avisando e orientando a população; os transtornos serão mínimos”, ponderou.

O processo de fresagem deve durar cerca de três semanas e durante esse período, o trânsito na Avenida Senador Rui Palmeira, sentido Pontal, ficará em meia pista.

Carlos Jorge da Silva Santos é idealizador do projeto social Manda Ver e trabalha com os moradores da região. “Estou sem palavras. Esse é um dia único para nós. Tenho a experiência de ver meu povo numa situação subumana e, hoje, temos a esperança renovada. A gente fica feliz com essa mudança radical. Saindo da falta de estrutura para uma casa estruturada”, comentou.

+ Assessor de Parlamentar de Arapiraca é acusado de desvio de doação de alimentos

“Não tem nem explicação. Até agora a ficha não caiu. Estamos no começo, mas o coração está a mil. É muita conquista, muita vitória. Vai mudar muito a vida de quem mora aqui”, falou a moradora Erika Menezes, que estava bastante emocionada com o início dos trabalhos de reurbanização da Orla Lagunar.

Para o secretário Mac Lira, a obra dará uma nova cara para a orla e, acima de tudo, contribuirá para a melhoria da qualidade de vida daquela população. Os recursos para a construção das novas unidades habitacionais e recuperação do território são do Programa Minha Casa Minha Vida e foram orçados em R$ 150 milhões. Além da construção de moradia e revitalização da região, está prevista a construção de escola, creche, posto de saúde, área de lazer e saneamento básico, que irá contribuir para a despoluição da laguna Mundaú.

*Secom Maceió
(Crédito: Secom Maceió)

(Crédito: Secom Maceió)


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Laura Lima relatou o ocorrido em seu perfil no Instagram | @ Reprodução
Maceió
Mãe de autista diz que filho foi impedido de brincar com o pai em espaço de brinquedos de shopping

Segundo Laura Lima, uma funcionária não entendeu a necessidade do seu filho de brincar com o pai para conseguir socializar e se divertir.



Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Prado — © Ascom Sudes
Maceió
Sem vagas em cemitério, Maceió tem 120 corpos acumulados no IML

Segundo a promotora de Justiça, Karla Padilha, a imensa maioria dos corpos são de indigentes


Barra de ferro atingiu ombro de mulher em Maceió | @ Reprodução
Maceió
Mulher é ferida após barra de ferro se soltar de um prédio em construção, em Maceió

Segundo informações, a vítima estava passando pela calçada no momento em que o objeto caiu sobre ela.


Navio-Veleiro Cisne Branco | @ Marinha do Brasil
Maceió
Navio-Veleiro ‘Cisne Branco’ está aberto à visitação no Porto de Maceió

As visitas podem ser feitas das 12h às 17h deste sábado (16), e das 10h às 17h deste domingo (17).