Maceió

Mutirão de limpeza recolhe resíduos sólidos descartados na Lagoa Mundaú

Ação envolveu a Autarquia Municipal de Limpeza Urbana, alunos da Escola Municipal Silvestre Péricles, do Pontal, e o Projeto Nosso Mangue

Publicado:


Parceria entre Alurb e instituições promove ação de limpeza na Lagoa Mundaú
Parceria entre Alurb e instituições promove ação de limpeza na Lagoa Mundaú

O último final de semana foi de conscientização e cuidados com o meio ambiente, principalmente o mangue. Em uma atividade denominada Recomangue, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) pôde contribuir com os serviços dos Ecoboats, responsáveis pela coleta de materiais flutuantes na Lagoa Mundaú. Além da Autarquia, o projeto Nosso Mangue também encabeçou a ação.

A iniciativa estava voltada para a coleta de resíduos sólidos que acabam indo parar nos manguezais após serem descartados de forma irregular em diversos pontos da capital. O resultado dessa prática é a deterioração do ecossistema da Lagoa Mundaú, que desempenha um papel fundamental para o meio ambiente de Maceió, servindo como berçário natural de várias espécies e habitat de moluscos, como o sururu, que é parte integrante da cultura local.

Com a atuação dos Ecoboats, que fazem parte do Projeto Lagoa Limpa e vem contribuindo valiosamente para a limpeza da laguna, resíduos como móveis inservíveis, pneus, recicláveis, dentre outros são retirados da água, evitando que se tornem invasores naquele bioma. Desde o início da atuação dos catamarãs, já são mais de 800 toneladas de materiais coletados.

Bruno Prado, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária na Ufal e estagiário da Alurb, acompanhou a atividade e destacou sua experiência.

“A iniciativa, fruto de uma colaboração entre a prefeitura de Maceió, a Alurb e o projeto Nosso Mangue, se destacou pela integração de atividades educacionais com a ação prática de conservação dos manguezais”, disse.

Além do recolhimento dentro dos mangues, realizado por cerca de 25 pessoas, entre elas alunos da Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no Pontal da Barra, um plantio de mangue também foi executado, na tentativa de amenizar as consequências já causadas por práticas negativas e a falta de olhar de outras gestões para essa questão.

“Essas áreas críticas acumulam resíduos, principalmente plásticos, nas raízes dos mangues, que tem a função de filtro natural durante o fluxo das marés. Isso resulta na formação de uma camada expressiva de lixo que prejudica a fauna e flora local, obstruindo os buracos dos caranguejos, sufocando as raízes respiratórias das plantas de mangue e afetando a vida selvagem de diversas maneiras”, completou Bruno.

*Com Ascom Maceió

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Revólver | @ Imagem ilustrativa
Maceió
Casal de adolescentes é atingido por disparo acidental após encontrar arma

Arma pertence ao padrasto da menina, que é Atirador Desportivo e Caçador (CAC).


Jogo de cartas | @ Imagem ilustrativa
Maceió
Homem é assassinado após discussão por jogo de cartas em Maceió

A vítima não não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) chegar para o socorro.


Lula participa da entrega de 914 unidades habitacionais | @ Palácio Planalto
Maceió
Lula entrega unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, em Maceió

As casas entregues fazem parte do Residencial Parque da Lagoa, que conta com 1.776 apartamentos que irão beneficiar mais de 7 mil moradores da região.


Presidente Lula em São José da Tapera nesta quinta-feira (9/5) | @ Ailton Cruz
Maceió
Presidente Lula participa da entrega de 914 unidades habitacionais em Maceió nesta sexta

A entrega acontecerá na Avenida Senador Rui Palmeira, Ponta Grossa, às 10h.


JHC, prefeito de Maceió | © reprodução
Maceió
Às vésperas da eleição, JHC quer empréstimo de R$ 400 milhões

A proposta foi entregue na Câmara Municipal com um pedido de tramitação em regime de urgência.