Prefeitura de Maceió lança ferramenta digital que monitora óleos em praias da cidade

A ferramenta tem como objetivo coletar relatórios diários que mostrem se as praias estão apropriadas para banhistas

Prefeitura de Maceió lança ferramenta digital que monitora óleos em praias da cidade — © João Arthur

Prefeitura de Maceió lança ferramenta digital que monitora óleos em praias da cidade — © João Arthur

Maceió — Uma plataforma digital que monitorará as principais praias da capital alagoana foi lançada pela prefeitura da cidade nessa terça-feira (29). O projeto tem como objetivo reunir informações reais por meio de uma interação com turistas e maceioenses, e pode ser facilmente encontrado por meio de seu endereço eletrônico.

Mesmo que as manchas de óleos sejam um dos principais dilemas das praias da região litorânea do Estado, nas últimas semanas, ainda não afetou de forma comprometedora as praias de Maceió, ao menos é o que apontam os registros oficiais divulgados pela plataforma que indicam que apenas as praias de (Ipioca e Pontal da Barra), foram afetadas pelas manchas de forma significativa até aqui.

+ Aumentam rachaduras em prédios afetados por mineração da Braskem

No entanto, banhistas relataram na última semana a existência do óleo nas praias de Pajuçara e Ponta Verde, mas a quantidade foi pequena e rapidamente o serviço de coleta da Sudes, retiraram o resíduos.

A plataforma recebe atualizações semanais de balneabilidade, contendo vídeos e imagens diárias das condições em que as praias se encontram (apropriadas ou não para banho), além disso, mostra as atividades dos trabalhos de monitoramento que os órgãos públicos da cidade estão realizando.

O projeto deriva do resultado da força-tarefa de órgãos específicos da capital alagoana que estiveram juntos às esferas estadual e federal no tratamento das praias, desta forma, o objetivo principal da ferramenta é que as medidas necessárias sejam aplicadas de forma imediata se por ventura as manchas vierem afetar o cotidiano das praias da capital.

Lista de praias afetadas pelas manchas de óleos em Alagoas atualizada pelo IBAM em 27/10/2019

Feliz Deserto; Maceió; Piaçabuçu; Coruripe; Paripueira; Roteiro. Barra de Santo Antônio; Marechal Deodoro; Passo de Camaragibe; Japaratinga; Barra de São Miguel. Maragogi e Porto de Pedras.