Maceió deve discutir nos próximos dias adoção ao “passaporte da vacina”

O assunto será discutido entre a Prefeitura da capital e os ministérios públicos Estadual e Federal.

Aplicativo Conect SUS Cidadão – © Reprodução

Aplicativo Conect SUS Cidadão – © Reprodução

A Prefeitura de Maceió está estudando a possibilidade de implantar o chamado “passaporte da vacina”. A medida serve para autorizar a entrada de pessoas em determinados espaços (shows e restaurantes) apenas se elas tiverem sido imunizadas contra o novo coronavírus. A informação é do portal TNH1.

O assunto será discutido nos próximos dias entre a Prefeitura da capital alagoana e os ministérios públicos Federal e Estadual.

Antes da medida ser colocada em prática, a Prefeitura pretende coletar informações a respeito dos colaboradores de estabelecimentos comerciais, se eles estão 100% imunizados contra a Covid-19 ou não.

Esses estabelecimentos receberão um selo de solicitação da vacina. De acordo com informações, ele deve ser divulgado e encaminhado para os estabelecimentos nos próximos dias.

Passaporte da vacina

O passaporte da vacina está sendo adotado em ao menos 249 cidade brasileiras, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), entre elas estão 9 capitais. Trata-se de um Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

A solicitação do certificado é realizada de forma gratuita pelo aplicativo Conect SUS Cidadão, do Ministério da Saúde (MS). Ele é válido em todo o território nacional e em viagens para o exterior. Vale lembrar que, a solicitação do documento só pode ser realizada para aqueles que concluíram todo o esquema vacinal.