Maceió começa a vacinar crianças de 3 anos contra a Covid-19

Crianças devem ser vacinadas com o imunizante da Coronavac, aprovado pela Anvisa.

Enfermeira prepara seringa para vacinar criança | © Helene Santos

Enfermeira prepara seringa para vacinar criança | © Helene Santos

A partir desta terça-feira (9/08), a Prefeitura de Maceió inicia a vacinação contra a Covid-19 com o uso da Coronavac em crianças de 3 anos de idade. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a nota técnica do Ministério da Saúde, a vacinação com Coronavac é feita de forma gradual. Em Maceió, o imunizante estava sendo aplicado em crianças imunocomprometidas entre 3 e 4 anos de idade, depois nas de 4 anos e agora chegou a vez das de 3 anos de idade. Também não há mais, por parte do MS, recomendação de intervalo entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em crianças a partir dos 3 anos de idade.

“Diversos estudos demonstram a eficácia e efetividade da vacina Coronavac a partir dos 3 anos idade. É preciso lembrar que o imunizante é autorizado pela Anvisa, ou seja, seguro e ajuda a evitar complicações pela doença, hospitalizações e óbitos nesse público”, afirma a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.

As crianças devem tomar a segunda dose da vacina com o intervalo de 28 dias. Até esta segunda-feira (8), Maceió já tinha imunizado 37,26% de sua população pediátrica.

Documentação para vacinação pediátrica

Para vacinar o público, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário que o pai e a mãe preencham o Termo de Assentimento para Vacinação Infantil que fica retido no ato de vacinação + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação.

Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.

Locais de vacinação

*Assessoria