Maceió abre primeira unidade móvel de castração de cães e gatos

Fernanda Rodrigues, diretora de Vigilância em Saúde, afirmou que a unidade possui estrutura adequada e moderna para a realização do procedimento

Unidade móvel de castração de cães e gatos (Reprodução)

Na manhã desta segunda-feira (21/12), foi entregue a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma unidade móvel de castração de cães e gatos, a primeira da capital alagoana.

Com o Castra Móvel, a ampliação de esterilizações irá promover o controle populacional e a redução da transmissão de zoonoses de interesse público em áreas determinadas.

Desde 2018 a unidade vem sendo aguardada, com o intuito de que a população tenha mais facilidade ao serviço, pois as cirurgias aconteciam apenas na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que vai continuar, também, realizando o serviço.

“Essa unidade vai permitir atender a todos os bairros com mais agilidade e, com isso, reduzir os riscos à saúde”, ressaltou o secretário José Thomaz Nonô.

Fernanda Rodrigues, diretora de Vigilância em Saúde, afirmou que a unidade possui estrutura adequada e moderna para a realização do procedimento.

 “O Castra Móvel é uma unidade importante, que irá contribuir muito para a Saúde de Maceió; foram dois anos de persistência, ajustes e articulação para que essa unidade fosse uma realidade hoje”, disse ela.

Os locais que apresentam maior risco endêmico para transmissão de zoonose, terão prioridade, e também locais com grande concentração de animais, como abrigos, ONGs, comunidades e locais com alto índice de acidentes envolvendo animais.

Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) Maceió (Reprodução)