Maceió

JHC visita antiga Fábrica Carmen com objetivo de tornar local em espaço turístico

O espaço deve virar ponto de atração turística, bem como a unidade fabril de tecidos.

Publicado: | Atualizado em 31/01/2022 08:59


JHC visitando o local – © Assessoria
JHC visitando o local – © Assessoria

O histórico bairro de Fernão Velho vai entrar para o roteiro turístico de Maceió. No último sábado (29/01), o prefeito JHC (PSB) esteve na localidade, onde visitou as ruínas da antiga Fábrica Carmen e a Lagoa Azul, um lago preservado na região da Mata Atlântica, que no passado abastecia a fábrica.

O espaço deve virar ponto de atração turística, bem como a unidade fabril de tecidos, que já chegou a empregar cinco mil trabalhadores. De acordo com o prefeito, já está sendo discutido um planejamento estratégico para a área.

– A gente está aqui pensando propostas e ideias para que futuramente sejam trazidas para cá. Vamos levantar todas as informações necessárias e discutir um planejamento estratégico para além da aquisição, dar uma finalidade para essa área histórica. Nossa ideia é resgatar a história e ter conexão com a natureza – disse JHC ao visitar o lago.

Ele completou falando que o lugar terá total atenção da administração. “Ficamos muito felizes em descobrir esses pontos que antes estavam invisíveis aos olhos da administração, e que agora passam a ter foco total para serem utilizados e preservados”, afirmou.

A ideia do município é fazer do espaço um local que esteja alinhado com os princípios da sustentabilidade, para preservar a área de maneira correta. Além de fazer conexão da arte com o meio ambiente, preservando a história do bairro.

JHC, visitando o local – © Assessoria

JHC, visitando o local – © Assessoria

A visita do prefeito animou os moradores e antigos trabalhadores da Fábrica Carmen. Aldo Avelino é morador e trabalhou na fábrica há 35 anos, e de acordo com ele, os açudes que rodeiam o espaço eram utilizados para abastecer todo o bairro. Aldo conta ainda que espera que o local não continue abandonado.

– A expectativa é que o local não permaneça abandonado como está. O ideal seria reativar e ver uma maneira de trazer alegria para Fernão Velho, e não deixar a história dos trabalhadores ser esquecida, que a história seja reativada e contada. Espero que esse lugar se torne em um espaço para passeios turísticos, para que as pessoas conheçam a beleza daqui e que os turistas venham conhecer Fernão Velho – disse.

Fábrica Carmen

Durante a visita ao bairro, o prefeito JHC esteve visitando as ruínas da antiga Fábrica Carmen, que na década de 1970, empregava cinco mil trabalhadores. Em 1980, houve uma crise econômica e a indústria acumulou prejuízos. Em 1996, a companhia parou os trabalhos, voltando a funcionar no ano seguinte, mas com capacidade produtiva menor. Em 2010, fechou as portas definitivamente, devido ao envelhecimento das máquinas e os investimentos para a modernização não serem suficientes.

Com o fechamento da fábrica e o consequente desemprego de centenas de operários, Fernão Velho, que passou a ser um bairro da capital em 2000, perdeu sua atividade econômica mais importante e as antigas ruas operárias foram aos poucos se transformando e dando lugar às rotinas de um bairro semelhante a outros de Maceió.

 

*Com Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Revólver | @ Imagem ilustrativa
Maceió
Casal de adolescentes é atingido por disparo acidental após encontrar arma

Arma pertence ao padrasto da menina, que é Atirador Desportivo e Caçador (CAC).


Jogo de cartas | @ Imagem ilustrativa
Maceió
Homem é assassinado após discussão por jogo de cartas em Maceió

A vítima não não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) chegar para o socorro.


Lula participa da entrega de 914 unidades habitacionais | @ Palácio Planalto
Maceió
Lula entrega unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, em Maceió

As casas entregues fazem parte do Residencial Parque da Lagoa, que conta com 1.776 apartamentos que irão beneficiar mais de 7 mil moradores da região.


Presidente Lula em São José da Tapera nesta quinta-feira (9/5) | @ Ailton Cruz
Maceió
Presidente Lula participa da entrega de 914 unidades habitacionais em Maceió nesta sexta

A entrega acontecerá na Avenida Senador Rui Palmeira, Ponta Grossa, às 10h.


JHC, prefeito de Maceió | © reprodução
Maceió
Às vésperas da eleição, JHC quer empréstimo de R$ 400 milhões

A proposta foi entregue na Câmara Municipal com um pedido de tramitação em regime de urgência.