A segunda passagem de ônibus mais alta no Nordeste, uma das menores malhas cicloviárias entre as capitais brasileiras, Maceió está longe de um cenário aceitável de mobilidade urbana. JHC vem para transformar essa realidade e trazer a mudança de verdade para os maceioenses, com preparo e inovação vai melhorar a vida de quem tem que se locomover diariamente pelas ruas da maior cidade alagoana.
– Uma avenida como a Via Expressa não tem uma ciclovia. Os trabalhadores disputam espaço com moto, ônibus e outros carros, correndo risco de vida. A gente quer mudar essa realidade. Sem falar que a bicicleta é um meio de mobilidade essencial, limpo e barato. A cidade precisa prover espaços adequados e seguros para as pessoas irem e voltarem todos os dias – destaca JHC.
De acordo com os órgãos de trânsito do município de Maceió, em 2014 o total de viagens de bicicletas somaram 603.216 por dia, superando, inclusive, o fluxo de viagens através do transporte individual (541.039 viagens/dia) e transporte coletivo (365.736 viagens/dia). Uma cidade onde as viagens de bicicleta são maiores que dos outros meios de transporte, precisa investir em melhorias nesse sentido.
Nas redes sociais, os apoiadores de JHC comentaram sobre a necessidade de ciclovias na capital. A usuária @motabelisa destacou que nem todo mundo tem condições de pegar ônibus e aumentar a quantidade de ciclovias é fundamental. Já @jeanfilhoo1 apontou para a importância de oferecer segurança aos ciclistas, evitando os inúmeros acidentes que ocorrem todos os dias em Maceió.
No intervalo entre 2012 e 2016, a tarifa de ônibus praticada na cidade aumentou 66%, ao passo que o reajuste médio do salário mínimo nesse mesmo período foi de 50%. JHC vai revisar as tarifas de ônibus e também pretende reduzir o tempo médio de deslocamento. Na capital alagoana, o tempo médio de deslocamento casa-trabalho é de 36 minutos. Maceió ocupa a 22º posição entre as capitais, com tempo maior que Recife.
– Maceió é a única capital brasileira que não dispõe de um Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Regional. Sem falar que é uma obrigação estabelecida pela Lei 12.587/2012 para municípios com mais de 20 mil habitantes. Nós vamos criar e implementar esse Plano de Mobilidade, é um compromisso que temos com a população – completa JHC.
O transporte coletivo é fundamental na dinâmica da cidade, JHC tornará o sistema público mais atrativo por meio de ações que o faça mais confortável, pontual e rápido. Além de ampliar o número de linhas para o serviço noturno e realizar estudos para autorizar o transporte complementar intrabairros, onde não haja linha regular. Para o monitoramento das vias, promoverá o aperfeiçoamento da sala de vídeo gestão do trânsito, integrando com os equipamentos e sistemas de Segurança Pública.
Os taxistas também estão contemplados no Plano de Governo do futuro prefeito. Ele entende que é importante pensar na redução da burocracia e valores cobrados pelas licenças, renovações e transferências. Aplicando inovação em sua gestão, criará ferramenta de monitoramento dos horários de ônibus em tempo real e uma plataforma para emitir o Cartão Cidadão Bem Legal, bem como colocar créditos.