publicade
Maceió

Guarda Municipal irá atuar na fiscalização do trânsito na capital

Segundo a Semscs e SMTT, o objetivo é garantir e levar mais segurança, mobilidade e acessibilidade ao trânsito da capital

Publicado: | Atualizado em 31/01/2019 09:32


Segundo a Semscs e SMTT, o objetivo é garantir e levar mais segurança, mobilidade e acessibilidade ao trânsito da capital (Crédito: Pei Fon/Secom Maceió)
Segundo a Semscs e SMTT, o objetivo é garantir e levar mais segurança, mobilidade e acessibilidade ao trânsito da capital (Crédito: Pei Fon/Secom Maceió)

Maceió – Circula nas redes sociais o comunicado afirmando que o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, lotou 58 guardas municipais para fiscalização do trânsito na capital. “Cada GM receberá um “mimo” mensal com a condição de entregar 50 autuações diárias. O guarda que fizer menos de 50 autuações, deixará a companhia do trânsito, voltará pra sede da guarda municipal e perderá a gratificação”, diz um trecho do texto.

A Prefeitura de Maceió publicou, no Diário Oficial do Município (DOM), no dia 5 de dezembro de 2018, a súmula do convênio de cooperação técnica entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Apesar da publicação ter sido feita há mais de um mês, entre os internautas, a notícia começou a repercutir apenas na última semana. Conforme o convênio, os agentes da Guarda Municipal serão destinados à delegação de atividades fiscalizatórias, no intuito de garantir e levar mais segurança, mobilidade e acessibilidade para o trânsito da capital. O termo começou a valer desde o dia da publicação e tem validade de 60 meses.

De acordo com o convênio Nº 036/2018, a SMTT, como órgão concedente do convênio, irá delegar as atividades fiscalizatórias arrogando aos guardas municipais o poder de cumprir e fazer cumprir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), podendo eles autuar e aplicar as medidas administrativas e demais atos atinentes previstos na legislação de trânsito.

Caberá ainda ao órgão municipal de Transportes e Trânsito capacitar o efetivo recrutado da Guarda Municipal para exercer as atividades de fiscalização nas vias da cidade. A SMTT também desempenhará a conferência e cadastramento dos autos de infrações e demais documentos correlatos lavrados pelos guardas municipais no Sistema de Infrações de Trânsito (SIT).

A equipe do BR104 entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, que enviou uma nota ressaltando que “os guardas serão responsáveis apenas pela fiscalização do trânsito e do transporte em Maceió, “principalmente no que diz respeito ao transporte irregular de passageiros, o estacionamento irregular e todos os outros tipos de infrações que causam transtornos à população”.

+ Motoristas enfrentam dificuldades no trânsito de Maceió

Ainda segundo a nota, os agentes serão convocados via Diário Oficial do Município, na próxima semana, e que eles irão passar por um curso de atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), suas resoluções, aplicações e portarias municipais.

Os órgãos – Semscs e SMTT – esclarecem que “as únicas metas que existem para os GMs que vão atuar no ordenamento do trânsito de Maceió são: garantir a fluidez e a educação para um trânsito mais seguro e com mobilidade. A aplicação de multa é consequência da indisciplina no trânsito e da desobediência à legislação, muitas vezes, colocando em risco a vida do próprio infrator e as de outras pessoas”.


Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

O incêndio destruiu o primeiro andar da casa | @ Reprodução
Maceió
Mãe entra em casa em chamas para salvar filhos e sofre queimaduras em Maceió

A mulher teve alta ainda na manhã desta sexta-feira (21).


Homem segurando uma arma de fogo | © Ilustração
Maceió
Funcionário de oficina é baleado em Maceió e socorrido pelo patrão

A vítima foi socorrida pelo próprio patrão, que temeu o agravamento do quadro devido aos sangramentos.


Central de Flagrantes | © Jonathan Lins
Maceió
Homem é preso em Maceió após agredir esposa durante briga por ventilador

Testemunhas relataram que o homem teria pegado o ventilador dos filhos para seu uso exclusivo.


Faca manchada de sangue | © Ilustração
Maceió
Homem é esfaqueado no pescoço por populares após ser acusado de pedofilia em Maceió

De acordo com informações da Polícia Militar, o suspeito foi atacado dentro de sua própria residência.


Central de Flagrantes - @Reprodução
Maceió
Mulher denuncia irmão após ser ameaçada: “Não vou sossegar enquanto não beber seu sangue”

O suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes e está à disposição da Justiça.