publicidade
publicidade
Maceió

Guarda Municipal irá atuar na fiscalização do trânsito na capital

Segundo a Semscs e SMTT, o objetivo é garantir e levar mais segurança, mobilidade e acessibilidade ao trânsito da capital

Publicado: | Atualizado em 31/01/2019 09:32


publicidade
publicidade
publicidade
Segundo a Semscs e SMTT, o objetivo é garantir e levar mais segurança, mobilidade e acessibilidade ao trânsito da capital (Crédito: Pei Fon/Secom Maceió)
Segundo a Semscs e SMTT, o objetivo é garantir e levar mais segurança, mobilidade e acessibilidade ao trânsito da capital (Crédito: Pei Fon/Secom Maceió)

Maceió – Circula nas redes sociais o comunicado afirmando que o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, lotou 58 guardas municipais para fiscalização do trânsito na capital. “Cada GM receberá um “mimo” mensal com a condição de entregar 50 autuações diárias. O guarda que fizer menos de 50 autuações, deixará a companhia do trânsito, voltará pra sede da guarda municipal e perderá a gratificação”, diz um trecho do texto.

A Prefeitura de Maceió publicou, no Diário Oficial do Município (DOM), no dia 5 de dezembro de 2018, a súmula do convênio de cooperação técnica entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Apesar da publicação ter sido feita há mais de um mês, entre os internautas, a notícia começou a repercutir apenas na última semana. Conforme o convênio, os agentes da Guarda Municipal serão destinados à delegação de atividades fiscalizatórias, no intuito de garantir e levar mais segurança, mobilidade e acessibilidade para o trânsito da capital. O termo começou a valer desde o dia da publicação e tem validade de 60 meses.

De acordo com o convênio Nº 036/2018, a SMTT, como órgão concedente do convênio, irá delegar as atividades fiscalizatórias arrogando aos guardas municipais o poder de cumprir e fazer cumprir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), podendo eles autuar e aplicar as medidas administrativas e demais atos atinentes previstos na legislação de trânsito.

Caberá ainda ao órgão municipal de Transportes e Trânsito capacitar o efetivo recrutado da Guarda Municipal para exercer as atividades de fiscalização nas vias da cidade. A SMTT também desempenhará a conferência e cadastramento dos autos de infrações e demais documentos correlatos lavrados pelos guardas municipais no Sistema de Infrações de Trânsito (SIT).

A equipe do BR104 entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, que enviou uma nota ressaltando que “os guardas serão responsáveis apenas pela fiscalização do trânsito e do transporte em Maceió, “principalmente no que diz respeito ao transporte irregular de passageiros, o estacionamento irregular e todos os outros tipos de infrações que causam transtornos à população”.

+ Motoristas enfrentam dificuldades no trânsito de Maceió

Ainda segundo a nota, os agentes serão convocados via Diário Oficial do Município, na próxima semana, e que eles irão passar por um curso de atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), suas resoluções, aplicações e portarias municipais.

Os órgãos – Semscs e SMTT – esclarecem que “as únicas metas que existem para os GMs que vão atuar no ordenamento do trânsito de Maceió são: garantir a fluidez e a educação para um trânsito mais seguro e com mobilidade. A aplicação de multa é consequência da indisciplina no trânsito e da desobediência à legislação, muitas vezes, colocando em risco a vida do próprio infrator e as de outras pessoas”.

publicidade
veja também

Prefeitura de Maceió | © Assessoria
Maceió
Maceió: Escolas da rede municipal de ensino entram em recesso

Durante o período, demais servidores estarão realizando atividades nas unidades de ensino.


Central de Flagrantes | © Reprodução
Maceió
Homem é preso por tráfico de drogas durante festa de condomínio em Maceió

Ao chegar no local da festa, os policiais revistaram o suspeito que foi flagrado com 12 cartelas de rufinol e uma quantidade de maconha.


motorista de app é encontrado morto | © Reprodução
Maceió
Terceiro envolvido no assassinato de motorista de aplicativo se entrega a polícia

O delegado Thiago Prado explicou que a ação criminosa foi realizada por uma quadrilha especializada em roubos e latrocínios.


Enfermeira preparando dose de vacina | © Assessoria
Maceió
Covid-19: Maceió inicia aplicação da 4ª dose em pessoas a partir dos 40 anos

As doses estão disponíveis nos três pontos fixos e nas unidades de saúde da capital, devendo ser aplicada 120 dias após a dose de reforço.


Equipes monitoram terrenos baldios na Capital | © Assessoria
Maceió
Fiscalização em terrenos baldios intensificam combate ao Aedes aegypti em Maceió

Município já emitiu 43 notificações e mantém sob monitoramento mais de 2.300 terrenos.


publicidade