Maceió

Guarda Municipal irá atuar na fiscalização do trânsito na capital

Segundo a Semscs e SMTT, o objetivo é garantir e levar mais segurança, mobilidade e acessibilidade ao trânsito da capital

Publicado: | Atualizado em 31/01/2019 09:32


Segundo a Semscs e SMTT, o objetivo é garantir e levar mais segurança, mobilidade e acessibilidade ao trânsito da capital (Crédito: Pei Fon/Secom Maceió)
Segundo a Semscs e SMTT, o objetivo é garantir e levar mais segurança, mobilidade e acessibilidade ao trânsito da capital (Crédito: Pei Fon/Secom Maceió)

Maceió – Circula nas redes sociais o comunicado afirmando que o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, lotou 58 guardas municipais para fiscalização do trânsito na capital. “Cada GM receberá um “mimo” mensal com a condição de entregar 50 autuações diárias. O guarda que fizer menos de 50 autuações, deixará a companhia do trânsito, voltará pra sede da guarda municipal e perderá a gratificação”, diz um trecho do texto.

A Prefeitura de Maceió publicou, no Diário Oficial do Município (DOM), no dia 5 de dezembro de 2018, a súmula do convênio de cooperação técnica entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Apesar da publicação ter sido feita há mais de um mês, entre os internautas, a notícia começou a repercutir apenas na última semana. Conforme o convênio, os agentes da Guarda Municipal serão destinados à delegação de atividades fiscalizatórias, no intuito de garantir e levar mais segurança, mobilidade e acessibilidade para o trânsito da capital. O termo começou a valer desde o dia da publicação e tem validade de 60 meses.

De acordo com o convênio Nº 036/2018, a SMTT, como órgão concedente do convênio, irá delegar as atividades fiscalizatórias arrogando aos guardas municipais o poder de cumprir e fazer cumprir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), podendo eles autuar e aplicar as medidas administrativas e demais atos atinentes previstos na legislação de trânsito.

Caberá ainda ao órgão municipal de Transportes e Trânsito capacitar o efetivo recrutado da Guarda Municipal para exercer as atividades de fiscalização nas vias da cidade. A SMTT também desempenhará a conferência e cadastramento dos autos de infrações e demais documentos correlatos lavrados pelos guardas municipais no Sistema de Infrações de Trânsito (SIT).

A equipe do BR104 entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, que enviou uma nota ressaltando que “os guardas serão responsáveis apenas pela fiscalização do trânsito e do transporte em Maceió, “principalmente no que diz respeito ao transporte irregular de passageiros, o estacionamento irregular e todos os outros tipos de infrações que causam transtornos à população”.

+ Motoristas enfrentam dificuldades no trânsito de Maceió

Ainda segundo a nota, os agentes serão convocados via Diário Oficial do Município, na próxima semana, e que eles irão passar por um curso de atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), suas resoluções, aplicações e portarias municipais.

Os órgãos – Semscs e SMTT – esclarecem que “as únicas metas que existem para os GMs que vão atuar no ordenamento do trânsito de Maceió são: garantir a fluidez e a educação para um trânsito mais seguro e com mobilidade. A aplicação de multa é consequência da indisciplina no trânsito e da desobediência à legislação, muitas vezes, colocando em risco a vida do próprio infrator e as de outras pessoas”.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Laura Lima relatou o ocorrido em seu perfil no Instagram | @ Reprodução
Maceió
Mãe de autista diz que filho foi impedido de brincar com o pai em espaço de brinquedos de shopping

Segundo Laura Lima, uma funcionária não entendeu a necessidade do seu filho de brincar com o pai para conseguir socializar e se divertir.



Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Prado — © Ascom Sudes
Maceió
Sem vagas em cemitério, Maceió tem 120 corpos acumulados no IML

Segundo a promotora de Justiça, Karla Padilha, a imensa maioria dos corpos são de indigentes


Barra de ferro atingiu ombro de mulher em Maceió | @ Reprodução
Maceió
Mulher é ferida após barra de ferro se soltar de um prédio em construção, em Maceió

Segundo informações, a vítima estava passando pela calçada no momento em que o objeto caiu sobre ela.


Navio-Veleiro Cisne Branco | @ Marinha do Brasil
Maceió
Navio-Veleiro ‘Cisne Branco’ está aberto à visitação no Porto de Maceió

As visitas podem ser feitas das 12h às 17h deste sábado (16), e das 10h às 17h deste domingo (17).