Finados: Cemitérios públicos de Maceió vão ter limite de 300 visitantes por hora

As visitas vão funcionar das 7h às 17h. Fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Prado — © Ascom Sudes

Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Prado — © Ascom Sudes

Devido à pandemia, os cemitérios públicos de Maceió vão ter limite máximo de visitantes no Dia de Finados. Para evitar o contágio pelo novo coronavírus, a Prefeitura decidiu limitar por hora a presença de até 300 pessoas dentro dos cemitérios. As visitas vão funcionar das 7h às 17h.

Todos os protocolos de saúde e segurança deverão ser seguidos. Para garantir as medidas de segurança, distanciamento social e higienização, fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras. Também haverá aferição de temperatura e será disponibilizado álcool em gel 70% aos visitantes.

A Prefeitura de Maceió também determinou regras para o velório e o enterro das pessoas que morreram devido à infecção pelo coronavírus, tendo duração máxima de uma hora e com o caixão fechado. Só vai ser permitida a presença de de dez pessoas por velório e enterro.

Recomenda-se que as pessoas do grupo de risco e as suspeitas de ter contraído a doença não compareçam aos velórios e enterros. Os cemitérios serão corresponsáveis pela fiscalização do cumprimento das determinações contidas no Decreto, sob pena de submeterem-se às sanções previstas na legislação cabível.

Cemitério Santo Antônio

Cemitério Santo Antonio, no bairro de Bebedouro — © Secom Maceió

Devido à interdição no cemitério Santo Antônio, localizado no bairro Bebedouro, em decorrência da instabilidade geológica da região, ficam excepcionalmente autorizados os sepultamentos em jazigos particulares, ou seja, para aqueles que já possuem túmulos no local. Os que não tiverem, serão encaminhados para os demais cemitérios públicos da capital.

A Sudes realizou um levantamento das áreas afetadas e está alinhando junto à Braskem, para definir as medidas necessárias para remoção e traslado dos restos mortais. A visitação será aberta, com número limite de pessoas, respeitando as medidas sanitárias de preservação à saúde, conforme previsto em decreto.

*com Assessoria