Enfermeira é acusada de simular aplicação de vacina em Maceió; veja vídeo

Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que "houve uma falha cometida por uma profissional antiga da Saúde, já afastada", e que as providências estão sendo tomadas.

Enfermeira teria simulado aplicação da vacina em idosa — © Reprodução

Enfermeira teria simulado aplicação da vacina em idosa — © Reprodução

Em Maceió, idosos a partir de 85 anos começaram a ser imunizados contra a Covid-19, nesta quinta-feira (28/01). Mas a vacinação já rende polêmicas nas redes sociais. Familiares de uma idosa acusam uma enfermeira do Sistema Único de Saúde (SUS) de ter simulado a aplicação da vacina.

Na capital alagoana, a vacinação ocorre em dois pontos presenciais e em um drive-thru. Cerca de 6.800 doses da AstraZeneca/Oxford serão utilizadas nesta etapa da imunização contra o novo coronavírus. A previsão é que essa fase da vacinação seja concluída em 10 dias.

O caso da simulação da vacina teria ocorrido em um ponto na parte alta da cidade. O momento em que a senhora estava sendo vacinada, foi registrado em vídeo. Momentos depois, ao assistir a gravação, os familiares perceberam que o líquido não foi injetado, e é possível ver que a mulher não pressiona o êmbolo da seringa.

Confira o vídeo:

A Secretaria Municipal de Maceió (SMS) tomou conhecimento sobre o fato, e disse que o secretário Pedro Madeiro “já tomou as providências”. Com a situação sendo apurada pela Gerência de Imunizações, a secretaria afirmou também que “houve uma falha cometida por uma profissional antiga da Saúde, já afastada”.

O Ministério Público (MP-AL) também foi notificado sobre o caso. Em nota, o promotor de Justiça Paulo Henrique Prado, da 67ª Promotoria da Capital, disse que, após ter acesso ao vídeo, entrou em contato com o secretário de Saúde, que informou que a idosa que aparece no vídeo foi devidamente imunizada.

O promotor de Justiça destacou, ainda, que vai instaurar uma Notícia de Fato para apurar a atitude da profissional. Há também a informação de que será instaurado pela Secretaria Municipal de Saúde um procedimento disciplinar de conduta em desfavor da mesma.

Vacinação de idosos a partir dos 85 anos teve início nesta quinta (28), em Maceió — © Secom Maceió