Maceió

Por que o Dia de Iemanjá é comemorado em Maceió

Para comemorar o dia, o evento "Festa das Águas" acontece no orla da Pajuçara, próximo à Roda Gigante

Pessoas vestidas com roupas típicas de religiões de matriz africana realizando celebração de Iemanjá na praia, com flores e oferendas na areia, em Maceió.
Devotos e devotas realizam homenagem a Iemanjá com flores e cânticos na Praia de Maceió (Foto: Adja Alvorável/g1).

MACEIÓ (AL) — O Dia de Iemanjá é celebrado em Maceió nesta segunda-feira (8), coincidindo com o Dia de Nossa Senhora da Conceição. A data é considerada feriado municipal na capital alagoana e em outras capitais do Brasil que homenageiam orixás e santos ligados ao sincretismo religioso – ou seja, o encontro e a mistura de diferentes tradições religiosas.

A escolha da data em Maceió tem um fundo histórico. A data foi adotada no estado por causa da relação simbólica entre as religiões de matriz africana e a Igreja Católica. Essa coincidência permitiu que os fiéis de matriz africana homenageassem Iemanjá sob a proteção simbólica da Igreja Católica, especialmente em períodos onde religiões de origem africana eram reprimidas.

Para comemorar o dia, o evento “Festa das Águas” acontece no orla da Pajuçara, próximo à Roda Gigante. A programação reúne diversas expressões da cultura afro-brasileira. Confira a programação abaixo:

  • Início: As festividades começam a partir das 14h.
  • Atrações: O evento reúne Afoxé Ofá Omim, Samba de Roda K’Posu Betá, Naná Martins convidando o grupo Inaê, Coletivo Afro Caeté e a Orquestra de Tambores de Alagoas.
  • Manifestações: O evento contará com cortejos, toques, cânticos e manifestações culturais, incluindo o tradicional xirê do Ilê Axé Legionirê Nitó Xoroquê.
  • Atracação Inédita: Encerrando a festividade, o Afoxé Filhos de Gandhy, um dos grupos afro mais emblemáticos do país, se apresenta pela primeira vez em Maceió.

Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br.