Maceió

Cursos profissionalizantes mudam realidade de usuários do Cadastro Único em Maceió

Cursos são ofertados pela Assistência Social e realizados pelo Senai.

Publicado:


Além do curso gratuito, alunos recebem auxílio alimentação e transporte | © Assessoria
Além do curso gratuito, alunos recebem auxílio alimentação e transporte | © Assessoria

Usuários do Cadastro Único estão tendo a oportunidade de mudar a realidade através dos cursos profissionalizantes ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), de Maceió, realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Esses cursos garantem um posicionamento melhor no mercado de trabalho e renda extra para os alunos que quiserem trabalhar por conta própria.

Um deles é o adolescente, Vinicius Kauã de 15 anos. Ele é o mais novo da turma do curso de padeiro e está aproveitando a oportunidade já para aprender uma profissão. “Estou achando muito bom o curso. Estou aprendendo coisas que nunca pensei em aprender”, falou.

Ele gostou tanto do curso que pensa em um dia ter um próprio negócio na área de panificação. “Estou dando muito valor a essa oportunidade que estou tendo. Continuo estudando, faço o nono ano. Venho para o curso de manhã e a à tarde vou para escola”, disse Vinicius.

A dona de casa, Rosélia Souza, de 55 anos, está participando do segundo curso profissionalizante. Ela já fez o curso de costureiro industrial e a agora está fazendo o de padeiro.

“Esses cursos deixam a gente pronta para aplicar o que aprendeu, podendo trabalhar em casa e seguir em frente com uma profissão. Não teria a condição de pagar cursos tão bons assim. Agradeço muito e estou aproveitando a oportunidade. E em breve estarei tendo uma renda extra, fazendo o que aprendi na minha casa”, disse Rosélia.

A turma do curso de padeiro tem 25 alunos e além de pães, eles vão aprender a fazer bolos, biscoitos e bolachas. O instrutor, Lucas Carloman, falou um pouco do desempenho dessa turma.

“Nessa turma temos muitos alunos desenrolados. Aqui no Senai sempre recebemos ligações de empresas para indicar alunos. E com certeza dessa turma sairão bons profissionais que indicaremos para trabalhar”, disse o professor.

Para participar desses cursos é necessário que os usuários possuam a idade mínima de 14 anos e estejam cadastrados no CadÚnico, possuindo uma renda per capita familiar de até R$ 210,00. Além disso, os participantes devem cursar no mínimo o 6º ano do ensino fundamental.

Além do curso padeiro, têm turmas do curso de confeiteiro e costureiro industrial do vestuário acontecendo no Senai para usuários do CadÚnico. Nos próximos meses serão abertas novas turmas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) disponibiliza todo o material didático, assim como auxílio-transporte, alimentação e certificado do Senai no final do curso.

*Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

JHC, prefeito de Maceió | © reprodução
Maceió
Às vésperas da eleição, JHC quer empréstimo de R$ 400 milhões

A proposta foi entregue na Câmara Municipal com um pedido de tramitação em regime de urgência.



Laura Lima relatou o ocorrido em seu perfil no Instagram | @ Reprodução
Maceió
Mãe de autista diz que filho foi impedido de brincar com o pai em espaço de brinquedos de shopping

Segundo Laura Lima, uma funcionária não entendeu a necessidade do seu filho de brincar com o pai para conseguir socializar e se divertir.



Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Prado — © Ascom Sudes
Maceió
Sem vagas em cemitério, Maceió tem 120 corpos acumulados no IML

Segundo a promotora de Justiça, Karla Padilha, a imensa maioria dos corpos são de indigentes