Chuvas interrompem abastecimento de água em cinco municípios de Alagoas e afetam 40% da capital

Impacto das chuvas e ventos intensos prejudica serviços de captação e tratamento de água, comprometendo o fornecimento em diversas localidades.

Chuvas em Maceió | © Reprodução

Chuvas em Maceió | © Reprodução

As intensas chuvas que assolam grande parte do estado de Alagoas resultaram na interrupção do serviço de abastecimento de água em cinco municípios, além de afetar significativamente a capital, Maceió.

A concessionária responsável, Verde Alagoas, esclareceu que o impacto das chuvas e ventos intensos na rede de energia elétrica foi o principal causador do problema nos municípios de Capela, Mar Vermelho, Taquarana, Jundiá e Porto de Pedras, que foram os mais prejudicados com a paralisação dos serviços de captação e da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Segundo a empresa, a situação já foi informada à Equatorial, concessionária de energia elétrica, solicitando urgência na normalização do abastecimento nessas localidades.

Em Maceió, desde às 1h10 da madrugada desta quinta-feira (21), a captação de água bruta do Sistema Pratagy encontra-se sem energia. As bombas encarregadas da captação estão inoperantes, impactando o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no Benedito Bentes. A estão é responsável por abastecer aproximadamente 40% da capital alagoana.

A falta de energia compromete o repasse de água tratada da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para a BRK, responsável pela distribuição aos moradores. A Equatorial também foi acionada para solucionar a situação na capital.

Dessa forma, bairros da orla marítima, Farol, Gruta de Lourdes, Jacintinho, Benedito Bentes e a região do Centro ao Pontal da Barra, enfrentam dificuldades no abastecimento de água devido aos impactos das chuvas na infraestrutura.