publicidade
publicidade
Maceió

Chuvas causam alagamentos e deixam bairros de Maceió sem energia elétrica

O volume da água pode causar transtornos no bairro do Pinheiro e em locais com deficiência na drenagem

Publicado: | Atualizado em 28/01/2019 10:27


Moradora registra alagamento no bairro do Pinheiro (Crédito: Reprodução/WhatsApp)
Moradora registra alagamento no bairro do Pinheiro (Crédito: Reprodução/WhatsApp)

Maceió – Maceió amanheceu debaixo d’água nesta segunda-feira (28). Quem precisou sair na manhã de hoje, se deparou com trovões, relâmpagos, fortes chuvas e várias ruas alagadas. Segundo a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), a capital terá pancadas de chuva de intensidade moderada à forte nas regiões do Litoral.

A secretaria emitiu um alerta em relação ao bairro do Pinheiro, atingido pelas rachaduras. O volume de chuva registrado até o momento e a continuidade da mesma pode ultrapassar os 50 mm/dia e causar transtornos no bairro em questão.

Por conta das chuvas, diversos bairros da capital ficaram sem energia, entre eles: Pajuçara, Poço, Ponta Verde, Jatiúca, Feitosa, Jacintinho, Barro Duro, São Jorge, Mangabeiras, Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, Riacho Doce e Ipioca.

 

Em nota, a assessoria de comunicação da Eletrobras Distribuição Alagoas disse que “equipes técnicas trabalham para restabelecer o fornecimento no mais breve tempo possível. Devido às fortes chuvas e ventos, os técnicos precisam adotar procedimentos adicionais de segurança, o que pode delongar os procedimentos”.

No Pinheiro, a Rua Prof. Mario Marroquim, uma das mais afetadas pelas rachaduras, amanheceu alagada, causando pânico aos moradores daquela região. Também no mesmo bairro, a Rua Miguel Palmeira está totalmente alagada. Com o volume, a água chega a encobrir veículos estacionados na via.

Conforme a Semarh, “essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas”.

O órgão ressalta ainda que “a chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo”.

Confira nota na íntegra:

A formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Oceano Atlântico, próximo à costa de Alagoas, provocará pancadas de chuva de intensidade moderada à forte nas regiões do Litoral (atenção especial à região metropolitana), Baixo São Francisco e Zona da Mata durante esta segunda-feira (28/01/2019). O volume de chuva registrado até o momento e a continuidade da mesma pode ultrapassar os 50 mm/dia e causar transtornos na região vulnerável do bairro do Pinheiro.

Essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar alagamentos e movimentações de massa em áreas vulneráveis e com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas.

Ressalta-se, que a chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.

A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

Sala de Alerta – Rede de Monitoramento Hidrometeorológico de Alagoas – SEMARH / Agência Nacional de Águas (ANA)

veja também

JHC, prefeito de Maceió | © Assessoria
Maceió
Prefeito de Maceió, JHC, anuncia auxílio de até R$ 3 mil para famílias vítimas das enchentes

O anúncio foi feito por meio das redes sociais do prefeito; além do novo auxílio, haverá a criação de mais mil vagas do Aluguel Social.


Protocolo foi instituído por iniciativa do Centro de Gestão Integrada da Saúde (Cegis), antigo Cora, e da Rede Cegonha de Maceió | © Assessoria
Maceió
Saúde implanta Protocolo de Regulação de Leitos Neonatal em Maceió

Critérios visam reduzir a mortalidade infantil e auxiliar no fluxo de regulação dos recém-nascidos na capital.


Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió | © Assessoria
Maceió
Perdeu documentos no São João do Jaraguá? Eles podem estar no prédio da Semscs

Documentos encontrados, pela organização do evento, foram encaminhados para o prédio sede da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, em Jaraguá.


Polícia Científica | © Divulgação
Maceió
Homem é assassinado a tiros no bairro do Poço, em Maceió

Testemunhas informaram que a vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas.


Vereador por Maceió, Leo Dias, durante visita de Jair Bolsonaro a Maceió | © Reprodução
Maceió
Leonardo Dias comemora visita de Bolsonaro a Alagoas

Em entrevista ao BR104, o parlamentar ressaltou a importância da entrega dos imóveis que vão beneficiar mais de 4 mil pessoas nesta remessa.