Maceió

Chuvas causam alagamentos e deixam bairros de Maceió sem energia elétrica

O volume da água pode causar transtornos no bairro do Pinheiro e em locais com deficiência na drenagem

Publicado: | Atualizado em 28/01/2019 10:27


Moradora registra alagamento no bairro do Pinheiro (Crédito: Reprodução/WhatsApp)
Moradora registra alagamento no bairro do Pinheiro (Crédito: Reprodução/WhatsApp)

Maceió – Maceió amanheceu debaixo d’água nesta segunda-feira (28). Quem precisou sair na manhã de hoje, se deparou com trovões, relâmpagos, fortes chuvas e várias ruas alagadas. Segundo a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), a capital terá pancadas de chuva de intensidade moderada à forte nas regiões do Litoral.

A secretaria emitiu um alerta em relação ao bairro do Pinheiro, atingido pelas rachaduras. O volume de chuva registrado até o momento e a continuidade da mesma pode ultrapassar os 50 mm/dia e causar transtornos no bairro em questão.

Por conta das chuvas, diversos bairros da capital ficaram sem energia, entre eles: Pajuçara, Poço, Ponta Verde, Jatiúca, Feitosa, Jacintinho, Barro Duro, São Jorge, Mangabeiras, Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, Riacho Doce e Ipioca.

 

Em nota, a assessoria de comunicação da Eletrobras Distribuição Alagoas disse que “equipes técnicas trabalham para restabelecer o fornecimento no mais breve tempo possível. Devido às fortes chuvas e ventos, os técnicos precisam adotar procedimentos adicionais de segurança, o que pode delongar os procedimentos”.

No Pinheiro, a Rua Prof. Mario Marroquim, uma das mais afetadas pelas rachaduras, amanheceu alagada, causando pânico aos moradores daquela região. Também no mesmo bairro, a Rua Miguel Palmeira está totalmente alagada. Com o volume, a água chega a encobrir veículos estacionados na via.

Conforme a Semarh, “essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas”.

O órgão ressalta ainda que “a chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo”.

Confira nota na íntegra:

A formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Oceano Atlântico, próximo à costa de Alagoas, provocará pancadas de chuva de intensidade moderada à forte nas regiões do Litoral (atenção especial à região metropolitana), Baixo São Francisco e Zona da Mata durante esta segunda-feira (28/01/2019). O volume de chuva registrado até o momento e a continuidade da mesma pode ultrapassar os 50 mm/dia e causar transtornos na região vulnerável do bairro do Pinheiro.

Essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar alagamentos e movimentações de massa em áreas vulneráveis e com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas.

Ressalta-se, que a chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.

A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

Sala de Alerta – Rede de Monitoramento Hidrometeorológico de Alagoas – SEMARH / Agência Nacional de Águas (ANA)


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Laura Lima relatou o ocorrido em seu perfil no Instagram | @ Reprodução
Maceió
Mãe de autista diz que filho foi impedido de brincar com o pai em espaço de brinquedos de shopping

Segundo Laura Lima, uma funcionária não entendeu a necessidade do seu filho de brincar com o pai para conseguir socializar e se divertir.



Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Prado — © Ascom Sudes
Maceió
Sem vagas em cemitério, Maceió tem 120 corpos acumulados no IML

Segundo a promotora de Justiça, Karla Padilha, a imensa maioria dos corpos são de indigentes


Barra de ferro atingiu ombro de mulher em Maceió | @ Reprodução
Maceió
Mulher é ferida após barra de ferro se soltar de um prédio em construção, em Maceió

Segundo informações, a vítima estava passando pela calçada no momento em que o objeto caiu sobre ela.


Navio-Veleiro Cisne Branco | @ Marinha do Brasil
Maceió
Navio-Veleiro ‘Cisne Branco’ está aberto à visitação no Porto de Maceió

As visitas podem ser feitas das 12h às 17h deste sábado (16), e das 10h às 17h deste domingo (17).