Câmeras de segurança passam a multar infrações a partir desta terça na Feirinha do Tabuleiro

Condutores que descumprirem leis de trânsito no local serão punidos com multas ou perca de pontos na carteira de motorista.

Câmera de monitoramento instaladas em via de Maceió – © SMTT

Câmera de monitoramento instaladas em via de Maceió – © SMTT

A pedido de comerciantes, a partir desta terça-feira (19/10), as câmeras de videomonitoramento instaladas na Feirinha do Tabuleiro, parte alta de Maceió, começarão a punir os motoristas que descumprirem as leis de trânsito.

Os equipamentos foram instalados em dois pontos da Avenida Maceió na semana passada, uma na área central da Feirinha e outra próximo a Escola Municipal Pedro Suruagy. Anteriormente, as câmeras vinham sendo utilizadas apenas de forma educativa.

Agora, as infrações captadas passam a gerar multas e até mesmo perca de pontos na carteira de motorista. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), as infrações que serão registadas pelo equipamento são as seguintes:

• Veículos na contramão;
• Estacionamento em fila dupla ou em locais proibidos;
• Conversões proibidas;
• Não uso do capacete por motociclistas.

Segundo o órgão, as câmeras não fiscalizam excesso de velocidade na via, mas existe sinalizações no local que precisam ser respeitadas. Os pardais utilizados para esse tipo de finalização estão inoperantes desde 2017.

– Nosso principal objetivo é garantir a segurança viária das pessoas que trabalham e frequentam o local. As intervenções foram realizadas após ouvir as pessoas que conhecem a Feirinha do Tabuleiro, com base na escuta das demandas dos cidadãos – ressalta o superintendente da SMTT, André Costa.