Um homem foi preso em flagrante após abandonar quatro gatos filhotes em uma praça no Conjunto Jardim Vaticano, no bairro Mangabeiras, em Maceió, nesta segunda-feira (22/7).
Uma câmera de segurança do local flagrou o suspeito abandonando os animais dentro de uma caixa, bem como o veículo dele.
As imagens foram enviadas para a Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal, que enviou o material para a Polícia Civil de Alagoas.
Após o resgate dos filhotes, os policiais civis se deslocaram até a residência do homem, no bairro do Feitosa. Ao ser localizado, o suspeito confessou o abandono e foi conduzido à Central de Flagrantes, onde permanece preso, aguardando audiência de custódia.
Os gatinhos resgatados, por sua vez, foram levados a um abrigo.
No Brasil, abandonar, negligenciar ou maltratar animais é não apenas um ato de crueldade, mas também um crime passível de punição severa. A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), especialmente reforçada pela Lei nº 14.064/2020, estabelece claramente que tais práticas são inaceitáveis e passíveis de sanções penais.