Alunos da rede pública municipal retornam às aulas 100% presenciais em Maceió

Cerca de 50 mil alunos retornam às aulas após quase dois anos seguindo o sistema remoto e híbrido.

Professor com aluno cadeirante em sala de aula – © Assessoria

Professor com aluno cadeirante em sala de aula – © Assessoria

Alunos da rede pública municipal de Maceió retornaram às aulas de forma 100% presencial nesta segunda-feira (14/02). As unidades passaram por diversas melhorias para receber os mais de 50 mil estudantes. Anteriormente, as aulas estavam acontecendo apenas de forma remota ou híbrida, por conta da pandemia da Covid-19.

Por meio das redes sociais, o prefeito da capital alagoana, JHC (PSB), comemorou o momento junto com os estudantes. “Já estamos recebendo os estudantes com móveis novos, escolas reformadas, mais professores e todos os protocolos de segurança”, escreveu o gestor em seu perfil no Instagram.

A voltas às aulas também foi motivo de comemoração para os pais das crianças, que passaram esses últimos anos angustiados com o impacto negativo no rendimento estudantil dos filhos por conta da pandemia.

Os últimos dois anos foram de incertezas, aprendizados e desafios, principalmente para o corpo docente da rede municipal.

– A sala de aula é meu melhor lazer, então, voltar a sentir a energia dos alunos é tudo de bom! Esses dois anos foram muito difíceis para mim, porque eu não entendia quase nada de tecnologia, e precisei recriar tudo que eu conhecia para que eles não perdessem a motivação. O desafio foi ainda maior com crianças de famílias mais carentes, com dificuldades de acesso a eletrônicos que possibilitassem o aprendizado ou que os pais não pudessem dar o devido suporte com dúvidas e determinadas atividades – contou Mariza da Silva, professora do 3º ano da Escola Nosso Lar I.

Já o secretario de Educação de Maceió, professor Elder Maia, destacou o trabalho realizado para esta retomada tão importante e esperada.

– É um grande dia, que marca o retorno 100% presencial para a rede municipal de ensino de Maceió. Foi um longo caminho, de muito trabalho e providências para chegarmos aqui, hoje, em segurança e com grandes melhorias estruturais. Ampliamos o transporte escolar, melhoramos a qualidade da alimentação, renovamos 80% das mobílias, contratamos novos 576 profissionais… Um conjunto de aspectos que impactam diretamente e para melhor na vida dos alunos e suas famílias – afirmou o secretário.

*Com informações da Assessoria