Ações da Prefeitura de Maceió fortalecem grupos de economia solidária

Mais de 200 artesãos cadastrados foram assistidos por iniciativas da gestão municipal.

As ações da Prefeitura de Maceió de fortalecimento do artesanato local e grupos de economia solidária contam com mais de 30 empreendimentos e 200 artesãos cadastrados, beneficiando aos profissionais do segmento. Além disso, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes) também presta a assistência a empreendedores do setor gastronômico e conta com 12 grupos cadastrados, o que representa mais de 30 famílias assistidas pelas iniciativas.

Os artesãos comercializam suas peças, em sistema de rodízio nos shoppings Pátio (Cidade Universitária) e Maceió (Mangabeiras). No Mercados das Artes, em Jaraguá, além da venda, acontecem oficinas de capacitação em parceria com a Escola das Artes.

Entre os eventos organizados pela Prefeitura de Maceió com a participação dos artesãos da Economia Solidária está a Vila de São João, em que segundo dados da Semtes, foram movimentados, diretamente, mais de R$80 mil.

Já na Vila Encantada, instalada em outubro em comemoração ao Mês da Criança, na Praça Multi Eventos, na Pajuçara, o valor das vendas diretas superou os R$130 mil. A Vila Encantada beneficiou mais de 200 famílias de artesãos e 40 de grupos ligados à gastronomia.

Entendendo a força do artesanato como possibilidade de renda e inclusão econômica, a Semtes ofereceu também oficinas, que aconteceram no Shopping Popular.

“É importantíssimo o fomento à economia da capital, proporcionado pela realização de eventos e apoio aos grupos de economia solidária. A Prefeitura de Maceió tem investido cada vez mais para fortalecer estes grupos”, disse Jonatas Omena, subsecretário da Semtes.

*Com Secom Maceió