publicidade
publicidade
Justiça

Vídeo: Estudantes de direito de União dos Palmares participam do primeiro júri simulado

A atividade teve como principal objetivo, aproximar os acadêmicos da sua futura casa profissional, disse a presidente da quinta subseção

Publicado: | Atualizado em 19/12/2018 14:07


União dos Palmares – Estudantes do curso de direito, participaram do primeiro concurso de júri simulado realizado pela quinta subseção da OAB em União dos Palmares. Um momento que segundo a presidente, doutora Magda Fernanda, foi de competição, mas também de muito aprendizado no qual os estudantes tiveram a oportunidade de colocar em prática o que vão desempenhar ao longo de toda a cerreira jurídica.

Segundo ela, os estudantes se dividiram em dois grupos: defesa e acusação, e desenvolveram a atividade do mesmo modo como acontece em um júri normal com a presença dos jurados, do réu, do oficial de justiça e até o policial que conduz o réu.

Magda explicou, que os estudantes se prepararam para a competição, e teve como principais critérios avaliativos a oratória, a postura, defesa técnica, a linha de defesa utilizada. A avaliação é feita por advogados que estão no meio da platéia e devem atribuir as notas por meio de um relatório.

Ainda segundo a doutora, esse momento é muito importante tanto para os estudantes, quanto para os advogados e uma oportunidade que os estudantes estão tendo de trabalhar um pouco sua oratória, recurso muito usado pelos magistrados.

Para ela, o objetivo é acima de tudo fazer com que os estudantes se sintam acolhidos em sua futura casa que é a OAB.

“Quando a gente pensou no projeto OAB mais cidadã, nós pensamos em justamente aproximar esses estudantes da sua futura casa profissional que é a OAB e também com os advogados com para promover essa interação. É um momento de trabalhar as várias técnicas e de aproximação.

O júri simulado é uma das inúmeras atividades que os alunos realizaram ao longo de 2018.

Para os estudantes, foi um momento importante de aprendizado, onde eles tiveram a oportunidade de colocar em prática o que estão aprendendo na faculdade.

“Eu me sinto muito privilegiado. É muita honra estar aqui e participar desse júri simulado, onde estamos aqui para adquirir experiência e desenvoltura para a nossa carreira profissional”, Disse o Romildo Melo.

Ao todo, cerca de vinte alunos participaram da atividade realizada pelo projeto OAB mais unida.

 

veja também

Desembargador Otávio Leão Praxedes — © Caio Loureiro
Justiça
Desembargador Otávio Praxedes se afasta do Tribunal de Justiça de Alagoas

Praxedes vai se dedicar, exclusivamente, às suas atividades como presidente do Tribunal Regional Eleitoral durante as eleições.


Juíza Lígia Seabra | © Adeildo Lobo
Justiça
União dos Palmares: Juíza Lígia Seabra toma posse no Juizado Especial

A magistrada era titular da vara única de São Sebastião, unidade de primeira entrância com maior entrada de processos.


Júri condena pai e filho a mais de 17 anos de prisão por homicídio | © Reprodução
Justiça
Júri condena pai e filho a mais de 17 anos de prisão por homicídio

Carlos foi condenado a mais de 17 anos de reclusão. Já Luiz, que é pai dele, foi apenado com 18 anos e nove meses de reclusão.


Deputado Davi Davino Filho - @Divulgação
Justiça
Campanha do PP/AL em 2020 usou quase R$ 100 mil de forma irregular, diz procurador

Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral, o partido usou quase R$ 100 mil do Fundo Especial para custear campanha de vereadores de outros partidos.


CCJ | © Billy Boss
Justiça
CCJ aprova PEC que prevê o fim da aposentadoria compulsória para juízes como pena

A PEC 163/2012 tem o objetivo de acabar com a pena de aposentadoria compulsória com salário proporcional ao tempo de serviço.