Justiça

Promotora abre novo inquérito para investigar efetivação de agentes em União dos Palmares

A Promotoria considera necessário continuar a apuração das irregularidades, especialmente à luz dos novos documentos obtidos. 

Publicado:


Prefeitura de União dos Palmares
Prefeitura de União dos Palmares

Apesar de um acordo firmado entre o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, e o Ministério Público de Alagoas, a promotora Eloá de Carvalho Melo, da 2ª Promotoria de Justiça de União dos Palmares, decidiu seguir com a investigação sobre possíveis irregularidades na efetivação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias no município.

O acordo, conhecido como Acordo de Não Persecução Cível (ANPC), foi assinado pelo prefeito como uma tentativa de resolver extrajudicialmente as questões levantadas em uma ação de improbidade administrativa.

O ANPC, firmado no contexto da Ação de Improbidade Administrativa n° 0800083-12.2022.8.02.0056, implicou no pagamento de uma multa de R$ 15.000,00 pelo prefeito, dividida em três parcelas, e incluiu outras obrigações como a manutenção atualizada dos dados junto ao Ministério Público.

No entanto, mesmo com o acordo em vigor, a promotora optou por continuar a investigação para garantir que todas as questões legais em torno da efetivação dos agentes sejam devidamente apuradas. A Promotoria considera necessário continuar a apuração das irregularidades, especialmente à luz dos novos documentos obtidos.

De acordo com a publicação no Diário Oficial do Ministério Público, a promotora justificou a continuidade da investigação com base na Emenda Constitucional nº 51/2006, que estabelece os critérios para a regularização dos agentes. A promotoria recebeu uma denúncia que apontava possíveis irregularidades nesse processo, incluindo a falta de comprovação de que alguns agentes exerciam suas funções na data exigida pela emenda.

A investigação segue agora sob a forma de um inquérito civil, que tem como objetivo apurar a regularidade da efetivação desses agentes no serviço público. Entre as medidas já determinadas, está a solicitação de documentos à Prefeitura de União dos Palmares para comprovar o tempo de serviço e a participação em processo seletivo dos agentes em questão.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Zé Alfredo, Bruno Lopes e Caju - @BR104
Justiça
Caso Sophia: Justiça inocenta Z.A, Bruno Lopes e Caju e diz que críticas ao trans foram “liberdade de expressão”

A decisão pode ser recorrida pelo Ministério Público, mas, até o momento, não há informações sobre a intenção de apelar da decisão.


Prefeito Kil em coletiva de imprensa - @Reprodução
Justiça
Primeira audiência entre Prefeitura de União e Verde Alagoas acontece nesta 4ª

Ação judicial busca melhorias nos serviços de água e esgoto em União dos Palmares


João Lyra – © Reprodução
Justiça
Ex de João Lyra contrata esposa de Gilmar Mendes para liberar precatórios da Laginha

Guiomar Mendes, atuando em nome de Solange Queiroz, ingressou com pedido no Tribunal de Justiça de Alagoas para reverter a decisão que suspendeu os pagamentos aos credores


Simbolo da justiça - @Reprodução
Justiça
Alagoas lidera implementação de normas para busca e apreensão extrajudicial de bens no Brasil

Normas estabelecidas pelo Provimento CGAL 21/24 reforçam segurança jurídica em Alagoas


Dr. Paulo - @BR104
Justiça
TRE-AL adia julgamento de Dr. Paulo por denúncia caluniosa contra Kil e juíza

Julgamento de procurador federal no TRE-AL é retirado de pauta