MPE/AL vai investigar policial flagrado sem máscara agredindo jovem em União dos Palmares

Por se tratar de um militar da reserva, a promotora de justiça Jheise Gama requereu ainda que a Corregedoria da Polícia Militar instaure uma sindicância

Publicado em: 07/05/20 às 18:35 | Atualizado em 07/05/2020 18:38
Por Redação


Reprodução
Reprodução

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) instaurou uma notícia de fato (um tipo de procedimento preparatório) para apurar a conduta de um policial militar reformado, na manhã desta quinta-feira (7), em União dos Palmares, que foi às ruas sem máscaras – , o que já configura crime – e, por meio de um vídeo, gravou mensagens com palavras que contrariam as medidas adotadas pelos decretos governamentais de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

A 3ª Promotoria de Justiça do município já pediu instauração de inquérito à Polícia Civil. Além disso, o MP-AL e a delegacia da cidade aguardam que a vítima agredida por esse militar oficialize a denúncia para que o PM também possa ser responsabilizado por lesão corporal.

A investigação ficará sob o comando da promotora de justiça Jheise Gama que, assim que foi provocada, instaurou o procedimento. “Recebemos o encaminhamento da promotora Adilza Inácio de Freitas, que foi quem recepcionou os vídeos que mostram as agressões cometidas pelo policial militar contra um jovem e também as gravações onde esse mesmo PM critica as medidas impostas pelo governo de Alagoas contra o novo coronavírus. De imediato, entrei em contato com o delegado da cidade e requeri abertura de inquérito. Vamos acompanhar de perto essa apuração”, garantiu ela.

+ OAB emite nota de repúdio a militar flagrado agredindo jovem no centro de União

Segundo a promotora, o policial militar, ao sair de casa sem a devida proteção da máscara, cometeu um ilícito penal. “Descumprir decreto do governo estadual ou municipal é crime previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro e prevê pena de detenção de um mês a um ano e, ainda, o pagamento de multa”, explicou Jheise Gama.

Ela também informou que o Ministério Público e a Polícia Civil estão tentando localizar o cidadão que foi agredido para saber se ele oferecerá representação criminal pela agressão sofrida. “Esse é um tipo de crime que precisa que a vítima oficialize a denúncia para que o inquérito seja devidamente instaurado”, esclareceu.

Corregedoria da PM

Por se tratar de um militar da reserva, a promotora de justiça Jheise Gama requereu ainda que a Corregedoria da Polícia Militar instaure uma sindicância interna para apurar a conduta do agressor, uma vez que ele, além de praticar atos de violência contra uma pessoa que apenas cobrou dele o uso da máscara, ainda cometeu abuso de autoridade ao se identificar como PM e dizer que poderia prender a vítima apenas por ter sido questionado por ela a respeito da sua falta de proteção.

Com: MPE/AL


Três ficam feridos em acidente entre moto e bicicleta em União dos Palmares

O caso aconteceu na rua Juvenal Mendonça e mobilizou uma viatura do Corpo de Bombeiros

Há 29 minutos atrás | Redação

SEMED entrega 10 mil quentinhas e 2 mil kits de alimentos em União dos Palmares

Alunos da rede pública vão receber refeição diária durante a pandemia no município

Há 6 horas atrás | Redação

Orçado em R$32 milhões, Hospital Regional da Mata está atrasado em 7 meses

O Governador Renan Filho assinou o contrato de serviço em abril de 2018, com previsão de entrega de 18 meses

Há 7 horas atrás | Redação

HGE procura parentes de homem internado sem identificação

O homem tem pele de cor amarela, usa barba e possui duas tatuagens (um sol no braço esquerdo e um escorpião no lado direito do abdômen).

Há 8 horas atrás | Redação

Prefeituras de Alagoas não devem realizar festas juninas, recomenda MPE/AL

O Ministério Público enviou uma recomendação à AMA, que deve ser entregue aos prefeitos dos 102 municípios de Alagoas

Há 8 horas atrás | Redação

Adolescente de 17 anos é encontrada morta no Rio Ipanema, no Sertão de Alagoas

O corpo da vítima foi encontrado às margens do Rio Ipanema, no município de Batalha, Sertão de Alagoas

Há 15 horas atrás | Johny Lucena | BR104

JHC critica prejuízo de R$10 milhões na compra de respiradores em Alagoas

O governo de Alagoas foi vítima da ação criminosa de uma quadrilha que vendeu ao estado 50 respiradores e nunca entregou

Há 16 horas atrás | Redação

Jovem de 22 anos é preso por suspeita de tráfico de drogas na Gruta de Lourdes, em Maceió

Com o suspeito, foi encontrado uma pequena quantidade de maconha, após uma busca em sua residência a PM encontrou mais 1,7 kg do intorpecente

Há 16 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Foragido do sistema prisional desde fevereiro de 2019, é detido por agentes da Gerit em Maceió

A operação que prendeu o foragido foi expedida pelo Juiz de Execuções Penais, José Braga Neto, e contou com o apoio da Gaeco

Há 17 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Santana do Mundaú adota novos protocolos de atendimento nas Unidades de Saúde

Santana do Mundaú tem 12 casos confirmados de Covid-19

Há 17 horas atrás | Redação