publicade
Justiça

Justiça libera dono de depósito de fogos preso após explosão em Maceió

A decisão foi tomada após uma audiência de custódia realizada na manhã desta terça-feira (7/3), onde ele foi liberado mediante o pagamento de uma fiança de R$ 4 mil.

Publicado: | Atualizado em 07/03/2023 18:57


Imagens do galpão após a explosão | © Reprodução
Imagens do galpão após a explosão | © Reprodução

O proprietário do depósito de fogos de artifício que explodiu em Maceió nesta segunda-feira (6), deixando uma pessoa ferida, foi liberado da prisão mediante o pagamento de uma fiança de R$ 4 mil.

A decisão foi tomada após uma audiência de custódia realizada na manhã desta terça-feira (7/3), na qual também foi determinado que o empresário responderá ao processo em liberdade. O nome do homem não foi divulgado oficialmente.

Ao ser preso em flagrante logo após a explosão, o empresário confessou à polícia que não possuía autorização para armazenar o material. O caso será investigado pelo delegado Robervaldo Davino.

A Justiça determinou algumas medidas cautelares para o proprietário do depósito, além da fiança. O empresário deve cumprir todas as determinações da Justiça e comparecer aos atos processuais, não pode se ausentar da cidade sem autorização, não pode frequentar determinados lugares e não pode se comunicar com testemunhas e outros envolvidos no caso.

Explosão em galpão em Maceió | © Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Explosão em galpão em Maceió | © Itawi Albuquerque/Secom Maceió

  • Apresentar comprovante de residência e número de telefone em até 10 dias. Salienta-se que não poderá alterar sem prévia autorização judicial.
  • Proibição de se ausentar da comarca de Maceió por mais de 8 (oito) dias sem prévia comunicação ao juízo processante.
  • Proibição de manutenção das atividades com explosivos e fogos de artifícios até que sejam obtidas as devidas autorizações legais.

O empresário foi autuado no artigo 251 do Código Penal, que trata da exposição a perigo da vida, integridade física ou patrimônio de outras pessoas mediante explosão, arremesso ou colocação de engenho de dinamite ou substância análoga. A pena para este crime é de três a seis anos de reclusão e multa.

Bombeiros após explosão em galpão em Maceió | © Explosão em galpão em Maceió | © Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Bombeiros após explosão em galpão em Maceió | © Explosão em galpão em Maceió | © Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Um outro homem que seria o caseiro do local foi conduzido à Central de Flagrantes como testemunha. Ele afirmou à polícia que no local funcionava uma fábrica de fogos de artifício e que havia cinco pessoas trabalhando, embora normalmente apenas dois aparecessem com mais frequência.

A causa da explosão ainda é desconhecida. O depósito fica próximo à Rota do Mar, entre os bairros Benedito Bentes e Guaxuma, e o barulho e a imensa coluna de fumaça foram registrados em diversos outros bairros da cidade.

A pessoa ferida estava do lado de fora do depósito e sofreu queimaduras de primeiro grau, mas não quis ser encaminhada para o hospital. O cenário deixado pela explosão foi de destruição.


Comentários

 
 
 
veja também

Juiz Elestron Costa - @Reprodução
Justiça
Juiz critica argumentos do MP e mantém assembleia de credores no processo da Laginha

Segundo reportagem do jornal Extra, o magistrado considerou que o parecer do MP apresenta “pontos de desconexão com a realidade”


Juiz Lisandro Suassuna - @Br104
Justiça
Juiz aponta risco à ordem pública e mantém empresário de academia preso por assédio em União

O acusado teria abaixado a roupa íntima da aluna e inserido o dedo em sua vagina.


Usina Laginha - @Reprodução
Justiça
Assembleia de credores da Laginha é suspensa por ordem do STF

Kassio Nunes Marques, do STF, suspende assembleia de credores da Laginha Agro Industrial em meio a disputas judiciais.


Elcio Sarmento - @Reprodução
Justiça
Justiça arquiva denúncia de apropriação indébita feita por Elcio Sarmento contra coronel reformado

Com o arquivamento, Marcos Brito não será indiciado e José Elcio, que havia solicitado providências, poderá recorrer à via civil


Câmara Municipal de Anadia - @Reprodução
Justiça
Decisão do TRE-AL suspende retotalização dos votos para vereador em Anadia

Após erro no número de vereadores em Anadia, TRE-AL decide suspender retotalização dos votos. Saiba como isso pode afetar o resultado.