Desembargador nega pedido de novo julgamento de contas de Zé Alfredo

O relator indeferiu liminarmente os pedidos formulados na petição, e determinou o retorno dos autos ao arquivo eletrônico.

Publicado em: 13/02/20 às 22:06 | Atualizado em 14/02/2020 09:24
Por Redação


Zé Alfredo - vice prefeito do União dos Palmares - @BR104
Zé Alfredo - vice prefeito do União dos Palmares - @BR104

O desembargador Eduardo Antônio de Campos Leite, relator do processo que julga a petição da prestação de contas do vice-prefeito de União dos Palmares, José Alfredo Soares Lins Wanderley, o Zé Alfredo, apresentou a sua decisão  na tarde da última quarta-feira (12).

Na petição, o advogado de Zé Alfredo, Marcelo Henrique Brabo Magalhães, pede que a prestação de contas “Já julgada como não prestadas” seja recebida e, após analisada, seja aprovada sem ressalvas.

Ele também pede que seja reestabelecida a situação de regularidade cadastral e eleitoral, para que Zé Alfredo possa emitir o certificado de quitação eleitoral, e disputar nas próximas eleições a um cargo público.

Para o desembargador, “não cabe no atual estágio de desenvolvimento do processo, o exame da documentação acostada com o propósito de realizar novo julgamento das contas,” conforme solicita a defesa.

Portanto, o relator indeferiu liminarmente os pedidos formulados na petição, e determinou o retorno dos autos ao arquivo eletrônico.

Entenda o caso

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) julgou como ‘não prestadas’ as contas referente às eleições de 2018, quando Alfredo disputou a vaga de deputado estadual por Alagoas.

O Tribunal, por unanimidade de votos acompanhou o relator, o Desembargador José Carlos Malta Marques; “Acordam os Desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, à unanimidade de votos, julgar como NÃO PRESTADAS as contas de campanha do candidato JOSÉ ALFREDO SOARES LINS WANDERLEY, referentes às Eleições de 2018“.

Como penalidade da decisão, constantes na resolução do TSE n° 23.553/2017, art. 83, o candidato está impedido de obter a certidão de quitação eleitoral, documento que é exigido para os que pretendem participar de uma disputa eleitoral.

“Art. 83. A decisão que julgar as contas eleitorais como não prestadas acarreta:

I – ao candidato, o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral até o final da legislatura, persistindo os efeitos da restrição após esse período até a efetiva apresentação das contas.”

Para que haja o impedimento da obtenção da certidão de quitação eleitoral, a sentença que julgou as contas como não prestadas tem que ter transitado em julgado, ou seja, não haver mais possibilidades de o candidato recorrer. No caso de Zé Alfredo, o processo já transitou em julgado, conforme certidão abaixo.

 

O que é a certidão de quitação

A certidão de quitação eleitoral é um dos documentos exigidos para se efetuar o registro de candidatura, e está previsto no art. 11, § 7º da lei 9.504/97 “A certidão de quitação eleitoral abrangerá exclusivamente a plenitude do gozo dos direitos políticos, o regular exercício do voto, o atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não remitidas, e a apresentação de contas de campanha eleitoral. (Incluído pela Lei nº 12.034, de 2009)”

Zé Alfredo disputou as eleições de 2018, concorrendo ao cargo de deputado estadual pelo Avante. Ele obteve 7.951 (0,53% dos votos válidos), e não foi eleito.


Prefeitura de São Jose da Laje é investigada por “sumir” com dinheiro do servidor

Segundo o processo, a prefeitura deixou de repassar R$167.043,10, dos servidores da prefeitura para a Caixa

Há 38 minutos atrás | Redação

Confira três receitas saborosas de cuscuz recheado para o feriado de carnaval

As receitas de hoje são uma ótima opção para fazer um prato diferente e saboroso para a sua família nesse feriado prolongado de carnaval

Há 1 hora atrás | Johny Lucena | BR104

Renan Filho apaga comentários de alunos da UNEAL após protesto

Os estudantes protestaram contra a carência de professores nos cursos de pedagogia e zootecnia, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal)

Há 2 horas atrás | Redação

Dois jogos finalizam a primeira fase do Campeonato Alagoano neste sábado (22)

O sábado de carnaval tem duas partidas válidas pelo campeonato estadual; Murici x CSA; Jaciobá x CRB

Há 3 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Jovem de 23 anos é assassinado em União dos Palmares

Segundo populares, Júlio trabalhava na rodoviária do município, consertando celular.

Há 3 horas atrás | Redação

Eleições 2020: Prefeito Areski Freitas está inelegível?

A notícia foi compartilhada especialmente por militantes ligados a um grupo de oposição.

Há 9 horas atrás | Redação

Damares Alves lança campanha em defesa da criança no carnaval

A campanha consiste na distribuição de materiais como camisetas, viseiras, adesivos e folders em 21 capitais.

Há 14 horas atrás | Redação

Vídeo: Veículo da prefeitura de União dos Palmares é flagrado transportando bebida alcoólica

Não ficou claro no vídeo, para onde as bebidas estariam sendo levadas.

Há 17 horas atrás | Redação

PRF-AL inicia Operação Carnaval 2020 e aumenta fiscalização

Policiamento será intensificado nas vias consideradas críticas em todo Estado

Há 21 horas atrás | Johny Lucena | BR104

“Mano” é linguajar de maconheiro, diz presidente da Fundação Palmares

Para o presidente da Fundação Palmares, "Mano, vei e truta", é linguajar de presidiários, maconheiros, pixadores, funkeiros e similares.

Há 22 horas atrás | Redação