publicade
Justiça

Decisão do TRE-AL suspende retotalização dos votos para vereador em Anadia

Após erro no número de vereadores em Anadia, TRE-AL decide suspender retotalização dos votos. Saiba como isso pode afetar o resultado.

Publicado: | Atualizado em 17/10/2024 08:19


Câmara Municipal de Anadia - @Reprodução
Câmara Municipal de Anadia - @Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) suspendeu o procedimento de retotalização dos votos para vereador do município de Anadia, que estava marcado para esta quinta-feira (17), na sede da 48ª Zona Eleitoral.

A suspensão foi determinada por uma decisão liminar do desembargador eleitoral Guilherme Yendo, que estabeleceu que a 76ª Junta Eleitoral deverá deliberar sobre a viabilidade jurídica da retotalização.

Entenda

A retotalização dos votos se tornou necessária após um erro ser identificado no número de vereadores que deveriam compor a Câmara Municipal de Anadia. O equívoco, que foi divulgado em primeira mão pelo portal TNH1, refere-se a uma falha no cálculo da população do município, que levou a Câmara de Vereadores a declarar incorretamente que 11 cadeiras estavam disponíveis, quando, na realidade, apenas nove deveriam estar em disputa devido à redução populacional.

A retotalização dos votos poderia impactar diretamente as vagas de Daniela Maria de Farias Freire Cardoso e Maura do Nascimento Silva, vereadoras eleitas no último pleito. Ambas entraram com um mandado de segurança, argumentando que a 48ª Zona Eleitoral havia exercido atribuições indevidas ao ordenar a retotalização dos votos.

O desembargador Guilherme Yendo, em sua decisão, destacou que a 76ª Junta Eleitoral é o órgão competente para tratar da retotalização dos votos e que a 48ª Zona Eleitoral, apesar de ter jurisdição sobre Anadia, não possui autoridade para substituir as competências da Junta. A Justiça Eleitoral ainda vai avaliar o erro e decidir sobre o procedimento a ser adotado para corrigir o número de cadeiras na Câmara Municipal de Anadia.

O caso continua em análise, aguardando novas deliberações da Justiça Eleitoral sobre o procedimento de retotalização e os possíveis impactos no resultado final das eleições.

Assuntos Anadia

Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também


vereador delegado Thiago Prado | Reprodução
Justiça
MP investiga vídeo “vexatório” publicado pelo vereador delegado Thiago Prado

De acordo com a promotora Alexandra Beurlen, o conteúdo foi considerado de "caráter vexatório", ferindo direitos fundamentais.


- Foto: Freepik
Justiça
Homem que engravidou menina de 12 anos em Santana do Mundaú tem prisão decretada

A menor deu entrada no Hospital São Vicente de Paulo na cidade de União dos Palmares, após sentir fortes dores abdominais e sangramento uterino.


Criança em foto ilustrativa  — © Reprodução/Internet
Justiça
Criança de 3 anos é retirada de casa em Rio Largo após suspeita de abuso sexual

A denúncia foi feita após a família da menina perceber comportamentos preocupantes e sinais físicos que indicavam possível violência sexual.


Justiça
Motorista é condenado a pagar indenização de R$ 35 mil por ferir estudantes alagoanos em acidente

O motorista colidiu com uma van que transportava estudantes de Piranhas para a Faculdade Pio X, em Canindé de São Francisco, Sergipe, em 2019.