Justiça

Covid-19: Operação do MP/AL fiscaliza cumprimento dos decretos em União dos Palmares

Crianças e adolescentes que forem flagrados também em descumprimento aos decretos serão apresentados à autoridade policial

Publicado: | Atualizado em 19/05/2020 19:21


Operação do MPAL em Uniao dos Palmares - @ASCOM MPAL
Operação do MPAL em Uniao dos Palmares - @ASCOM MPAL

Uma operação do Ministério Público de Alagoas, denominada “Pandemia Covid-19 – Tolerância Zero” teve como alvo a cidade de União dos Palmares, durante toda terça-feira (19).

Uma imensa força-tarefa realizada de forma conjunta com a união da 2ª e 4ª Promotorias de Justiça, fiscalizou se os palmarinos estão cumprindo os decretos dos governos federal, estadual e municipal.

A operação fiscalizou comércios – mesmo os que podem funcionar segundo os decretos – e pessoas nas ruas, que porventura estivessem sem máscara. Quem estivesse descumprindo o que preconiza os decretos, seriam conduzidas até a 11º delegacia regional de Polícia Civil, para a lavratura de termo circunstanciado de ocorrência.

A operação “Pandemia Covid-19 – Tolerância Zero” é comandada pela promotora de justiça Adilza Inácio de Freitas, e pela promotora Carmen Sylvia Nogueira Sarmento, com o suporte das promotoras de justiça Marluce Falcão e Micheline Tenório, coordenadoras, respectivamente, dos Núcleos de Defesa dos Direitos Humanos e da Saúde Pública do MPAL ligados ao Centro de Apoio Operacional do MPAL (CAOP).

E as Polícias Militar e Civil, por meio do 2º Batalhão e da 11ª delegacia regional, e a Prefeitura de União dos Palmares, com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMMT), Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Tributos e Secretaria de Saúde, igualmente, integram a força-tarefa.

A justificativa para a Dra. Adilza Inácio de Freitas, deflagrar a operação em União dos Palmares, se deu pelo fato de que ainda há uma grande parcela da população que insiste em descumprir as medidas.

-A população e os comerciantes precisam entender que o novo coronavírus é grave, tem um alto poder contágio e que Alagoas, infelizmente, não tem leitos para todo mundo. Se as pessoas não se prevenirem, o sistema público de saúde vai entrar em colapso. Então, estamos nas ruas para levar essa mensagem de conscientização. Aqueles que insistirem na transgressão, serão levado à Polícia Civil para que seja confeccionado um TCO. – Explicou ela.

Conduta semelhante será aplicada para crianças e adolescentes que forem flagrados também em descumprimento aos decretos. Eles serão apresentados à autoridade policial para a adoção do procedimento previsto no artigo 172 do ECA. Na sequência, o Ministério Público e a conselho tutelar da cidade deverão ser comunicados.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Marcos Silva e Angela Vanessa e Gilberto Gonçalves- @BR104
Justiça
GAESF vai investigar prefeituras por fraude em contratos sem licitação; veja quais

A denúncia também levanta suspeitas de sonegação fiscal, omissão de informação tributária obrigatória e lavagem de dinheiro, demandando uma investigação por parte do GAESF.


Usina Laginha - @BR104
Justiça
Desembargador pede que PF investigue 28 advogados da Laginha por enriquecimento ilícito

Os advogados são acusados de enriquecimento ilícito e residem atualmente em apartamentos de luxo na orla da capital alagoana.


Habilitação - @Reprodução
Justiça
Justiça condena Detran a indenizar motorista que teve CNH bloqueada por 21 meses

O caso começou em abril de 2022, quando o motorista solicitou a renovação de sua habilitação.


Alexandre de Moraes e Almir Belo - @Reprodução
Justiça
Moraes pauta julgamento que pode cassar Almir Belo e mais dois vereadores

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, que acontecerá de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Conselho Tutelar – © Reprodução
Justiça
Mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar é denunciada pelo MP

MPAL denuncia mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar em Maceió