Jornal do BR

“Demos sustentabilidade a mais de cem mães”, diz coordenador da CUFA ao Jornal do BR

A entidade atua em Alagoas há dois anos, com o objetivo de fortalecer famílias carentes que moram em comunidades desassistidas.

Publicado: | Atualizado em 15/12/2022 16:37



O Jornal do BR entrevistou, nesta quarta-feira (14/12), Willames Careca, coordenador da CUFA (Central Única das Favelas), em União dos Palmares. Na ocasião, ele falou sobre os projetos desenvolvidos pela entidade, que tem contribuído para o fortalecimento de várias comunidades do município.

‘’Hoje, nós fizemos a entrega do 4º ciclo do gás. No programa nacional Mãe das Favelas, um dos programas pioneiros da CUFA Nacional, foi distribuído gás para 50 mil favelas, levando segurança alimentar’’, disse o coordenador.

De acordo com Willames, há dois anos, a CUFA atua no estado de Alagoas com trabalhos que foram iniciados durante a pandemia do novo coronavírus. Em União dos Palmares, por exemplo, foram entregues, no período pandêmico, 2 mil máscaras de proteção individual para comunidades carentes, como: Santa Fé, Conjunto Sagrada Família (Mutirão), Vaquejada e Usina Laginha.

“Nessas ações, nós conseguimos, no programa nacional da TIM, distribuir chips com internet para os estudantes que não tinham como estudar”, contou.

Segundo o coordenador, o principal objetivo dos projetos desenvolvidos pela entidade no início da pandemia, em União dos Palmares, foi assegurar a educação para crianças periféricas em comunidades desassistidas, que não tinham como ir às escolas.

“Nós criamos o programa da Vale, que é o programa Mãe das Favelas, da Vale do Rio Doce, onde demos sustentabilidade a mais de cem mães na favela durante seis meses. Aqui, em União, estamos ampliando o ciclo de ajuda, e espero, Deus, chegar a 500 pessoas”, declarou.

Willames explicou ainda que a entidade atua diretamente nas comunidades carentes do estado. Para ele, o projeto não é partidário, e sim social. “É de estar junto, vendo o sofrimento de cada um”, disse.

O coordenador tem outro projeto desenvolvido junto com a CUFA no Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente em União dos Palmares, que é a proposta do palco alternativo, que funciona na estação ferroviária, no centro da cidade, e serve para fortalecer a cultura artística do município.

Para Willames Careca, a cidade está repleta de grandes artistas que ainda não tiveram oportunidade, e o palco alternativo, no evento, é a porta de entrada para o crescimento da cultura palmarina.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Manoel Gomes de Barros - @BR104
Jornal do BR
Dr. Mano será o entrevistado do Jornal do BR desta terça

Manoel Gomes de Barros é uma figura central na oposição local


Eduardo Pedrosa - BR104
Jornal do BR
Eduardo Pedrosa será o entrevistado desta sexta no Jornal do BR

O programa, apresentado pelo radialista Anthony Albuquerque, é transmitido pela Rádio Quilombo



Caju - BR104
Jornal do BR
Caju será o entrevistado do Jornal do BR nesta quinta

Caju, além de ter atuado como vereador no município, também disputou a prefeitura de União dos Palmares nas eleições de 2020.


Anthony Albuquerque - @BR104
Jornal do BR
Jornal do BR inicia série de entrevistas com políticos locais; Confira a agenda

O programa é conduzido pelo radialista e colunista do BR104, Anthony Albuquerque