Joaquim Gomes: Prefeito diz ter recebido com “tranquilidade” notícia sobre instauração de CEIs

As comissões irão apurar a aplicação de recursos do antigo Fundef e do combate à Covid-19 pelo gestor municipal.

Vereador paulinho, no meio Cícero Companheiro, na direita, Ednaldo, presidente da câmara | © Luzamir Carneiro

Vereador paulinho, no meio Cícero Companheiro, na direita, Ednaldo, presidente da câmara | © Luzamir Carneiro

O prefeito de Joaquim Gomes, Adriano Barros (PTB), disse ter recebido com “extrema tranquilidade” a notícia sobre a criação de duas Comissões Especiais de Inquérito (CEIs), que visa apurar supostas irregularidades por parte da gestão municipal.

A instauração das CEIs foi proposta por quatro vereadores. São eles: Ednaldo Antônio, presidente da Câmara; Paulinho Batista; Márcia Gerônimo; e Diogo Gonzada. Os três primeiros edis são da base do Governo no Legislativo Municipal.

Uma das comissões vai investigar o uso de pouco mais de R$ 18 milhões do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) em reformas e construções de escolas, que a Prefeitura não prestou contas.

Já a segunda CEI terá como objetivo apurar o uso dos recursos recebidos para combater a Covid-19, assim como foi feito no Senado. A Câmara quer saber sobre os valores e detalhamentos de gastos durante os anos de 2020 e 2021, principalmente no hospital da cidade.

Em nota, a Prefeitura de Joaquim Gomes reforçou o “compromisso assumido nestes quase 58 meses de gestão” com a população joaquiense e que ainda não foi notificada acerca do teor destas investigações, colocando-se à disposição para eventuais esclarecimentos.

Confira a nota enviada pela Prefeitura de Joaquim Gomes:

NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Joaquim Gomes, representada pelo excelentíssimo Senhor Prefeito, Adriano Ferreira Barros, vem informar a toda sociedade de Joaquim Gomes, à imprensa e interessados, que recebe com extrema tranquilidade as notícias de instauração de comissões especiais de inquérito por parte do poder legislativo municipal. Em tempo, informamos que este ente federativo não foi notificado acerca do teor destas investigações — desde já, nos colocando à disposição para quaisquer eventuais esclarecimentos.

Primando pelo zelo ao erário, pelo cuidado com a coisa pública e a harmonia entre os poderes, reforçamos o compromisso assumido — nestes quase 58 meses de gestão — com os mais de 25mil habitantes desta cidade de que estamos convictos do único propósito desta gestão: construir o futuro melhor para todos!

Joaquim Gomes, Alagoas, 27 de outubro de 2021
Adriano Ferreira Barros
Prefeito