O que é o Afivavir, medicamento que a Rússia acredita ser a cura para o coronavírus

O antiviral foi registrado pela Russia e é considerado o medicamento mais eficaz contra a Covid-19

Rússia anuncia medicamento que pode ser a cura para o novo coronavírus

Rússia anuncia medicamento que pode ser a cura para o novo coronavírus

A Rússia surpreendeu o mundo no final do mês de maio ao anunciar o antiviral Afivavir, como um medicamento eficaz no combate ao coronavírus. O Ministério da Saúde da Rússia está tão otimista com esse antiviral, que chegou a apontá-lo como uma possível cura do Covid-19.

Mas afinal, o que é o Afivavir? Como a comunidade médica recebeu a notícia de que a Rússia descobriu a eficácia desse medicamento contra o novo coronavírus?

O que é o Afivavir?

O Afivavir é um medicamento registrado pela Rússia e anunciado como eficaz no tratamento de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Porém, o Afivavir é na verdade um derivado ou versão genérica do Favipiravir, uma substância química que está sendo usada de forma experimental como medicamento antiviral, com a expectativa de que seja eficaz contra vírus ARN, que é uma família de vírus que possuem uma facilidade enorme de mutação.

O Favipiravir foi desenvolvido por cientistas japoneses e registrado em todo o mundo. A China já iniciou os experimentos dessa substância para o tratamento da Coivd-19, e o resultado tem se mostrado animador, e por essa razão, a Rússia e outros países começaram a estuda-la.

Qual a fórmula do Favipiravir?

O Favipiravir é na verdade um derivado de pirazinamida. Ele já demonstrou eficácia contra doenças virais já conhecidas pelo homem, como:

Já está sendo testado para tratar as infecções causadas pelo vírus Ebola em seres humanos, e já comprovou eficácia contra esse vírus com experimentos em ratos de laboratório.

O Afivavir tem contra-indicações?

O Ministério da Saúde da Rússia já alertou a população em seu comunicado oficial, que o Afivavir não deve de forma nenhuma ser consumido por mulheres grávidas.

O Afivavir  custará quanto?

A Rússia anunciou que esse medicamento não será vendido. A Afivavir será disponibilizada de forma gratuita nos hospitais públicos e centros hospitalares, para pacientes infectados com o novo coronavírus.

Para as autoridades russas, “O Afivavir não é apenas o primeiro medicamento antiviral registrado contra o coronavírus na Rússia, mas é talvez o medicamento anti-covid-19 mais promissor do mundo”.

O Afivavir  será distribuído no Brasil?

A boa notícia é que a Rússia já anunciou que pretende exportar o Afivavir para outros países. O presidente do Fundo Russo de Investimento Direto, Kiril Dmitriev, disse que; “À medida que formos respondendo à procura interna, consideramos possível exportá-lo. Já temos recebido muitos pedidos do Médio Oriente e da América Latina”. Disse ele, sem citar os países que já demonstraram interesse.