SANTANA DO MUNDAÚ (AL) — Na última semana, a saúde pública de Santana do Mundaú recebeu um importante reconhecimento nacional com a visita técnica do Prof. Dr. Leandro Barretto, Agente de Cooperação do ColaboraAPS (ENSP/FIOCRUZ). O objetivo da missão foi validar experiências selecionadas em todo o país, com ênfase no projeto municipal Laços Nutritivos.
O programa tem se destacado por promover mudanças significativas no estilo de vida dos moradores assistidos, oferecendo acompanhamento especializado. O foco é totalmente individualizado, visando a melhoria da saúde coletiva. Com isso, a iniciativa foi selecionada nacionalmente como uma das “experiências exitosas” da gestão.
Para a secretária de Saúde, Paula Gomes, a visita da Fiocruz consolida o trabalho realizado pela atual gestão.
“Essa agenda representa o fortalecimento e o reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo. Foram momentos ricos em conhecimento e um intercâmbio que ampliará nossas perspectivas de atuação”, afirmou a secretária.
O representante da Fiocruz também elogiou a administração do prefeito André Castro.
“Acompanhar de perto tudo o que Santana do Mundaú tem desenvolvido na área da saúde foi extremamente enriquecedor. Levo daqui uma bagagem repleta de inspiração e ótimos exemplos”, destacou o Dr. Leandro Barretto, reforçando que o município se tornou referência no cenário nacional.
O que é o ColaboraAPS?
A ação faz parte de um processo de cooperação técnica entre a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) e municípios que desenvolvem práticas inovadoras na Atenção Primária à Saúde (APS). A validação técnica é um passo fundamental para que esses modelos possam ser replicados em outras regiões do Brasil.
Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br
