Moradores afetados por chuvas em Penedo já podem fazer a solicitação do Saque Calamidade

Essa liberação de recursos pode ser solicitada através do aplicativo FGTS disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.

Saque calamidade Caixa | Foto: Reprodução

Saque calamidade Caixa | Foto: Reprodução

A partir desta quarta-feira (9/8), os residentes do município de Penedo, região do Baixo São Francisco em Alagoas, têm a oportunidade de requerer o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devido à situação de calamidade provocada pelas intensas chuvas na cidade. Essa liberação de recursos pode ser solicitada através do aplicativo FGTS disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.

Os habitantes que residem nas áreas impactadas de Penedo, identificadas pelos endereços indicados pela Defesa Civil Municipal, têm até o dia 7 de outubro de 2023 para formalizar o pedido de saque.

A Caixa informa que os requisitos para a realização do saque incluem a necessidade de possuir saldo na conta do FGTS e não ter efetuado retiradas por motivos semelhantes nos últimos 12 meses. O montante máximo a ser retirado é de R$ 6.220,00.

O procedimento de solicitação é descomplicado e ágil, sendo realizado inteiramente pelo aplicativo FGTS, na seção “Meus Saques”, sem a obrigação de comparecer a uma agência física. Ao fazer o requerimento, é viável indicar uma conta da Caixa, incluindo a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem qualquer taxa adicional.

Nesse contexto, um total de 32 municípios localizados nos estados do Acre, Alagoas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm a possibilidade de realizar o saque do FGTS em virtude de situações de calamidade.

O aplicativo FGTS, que viabiliza o saque 100% digital, pode ser baixado gratuitamente nas plataformas digitais e é compatível tanto com dispositivos Android quanto IOS.

Para efetuar o saque do FGTS em decorrência da calamidade, siga as instruções abaixo:

Os documentos aceitos incluem a Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação e Passaporte como comprovantes de identidade. O comprovante de residência válido deve ser uma conta de luz, água ou outro documento recebido por correio, emitido até 120 dias antes da declaração de calamidade.

Se o comprovante estiver em nome do cônjuge ou companheiro(a), é necessário apresentar a Certidão de Casamento ou a Escritura Pública de União Estável.

Para mais detalhes e informações adicionais, os trabalhadores podem acessar o site oficial da Caixa ou entrar em contato pelo número de atendimento Fale Conosco: 0800 726 0207.