Contas zeradas: Prefeitura de Ouro Branco decreta situação de emergência

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (11/01).

Prefeitura de Ouro Branco decreta Situação de Emergência por 90 dias — © Reprodução

Prefeitura de Ouro Branco decreta Situação de Emergência por 90 dias — © Reprodução

Alegando graves problemas na administração pública da cidade, a nova prefeita de Ouro Branco, no Agreste de Alagoas, Tacia Denyse (PSB), decretou situação de emergência no município. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (11/01).

De acordo com o documento, o pouco tempo para a transição do Governo, em razão do adiamento das eleições 2020, dificultou o amplo acesso das informações, que permitiriam o conhecimento das condições dos bens e dos serviços ofertados pelo Município.

O decreto também leva em consideração “a inacessibilidade a todos os documentos solicitados durante o período de transição, os quais seriam primordiais para a manutenção das atividades essenciais da máquina pública”, além da “necessidade de continuidade da prestação dos serviços públicos essenciais”.

A coleta de lixo foi interrompida devido à ausência de funcionários contratados para a atividade — © Assessoria

Além disso, também consta no documento que o gestor anterior, Edimar Barbosa dos Santos, deixou a sede da Prefeitura desemparelhada (sem mesas, cadeiras, computadores, impressoras, ar-condicionados e papel A4), ou seja, sem estrutura alguma para exercer as atividades essenciais da administração pública.

É citado ainda que o ex-prefeito da cidade deixou a sede da Prefeitura sem funcionários de serviços gerais, guardas ou vigilantes, e que interrompeu a coleta de lixo nas ruas do município de Ouro Branco, devido à ausência de funcionários contratados para a atividade.

Diante dos fatos, a atual gestora decretou Situação de Emergência em todo o município pelo prazo de 90 dias, sendo prorrogável por mais 90.

Prefeita de Ouro Branco encontra município em situação de emergência — © Reprodução