BRANQUINHA (AL) — A rede municipal de ensino de Branquinha alcançou mais um feito de destaque nacional. Pela segunda vez consecutiva, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, foi contemplada com o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O reconhecimento é concedido pelo Ministério da Educação (MEC) às gestões que implementam ações eficazes para garantir que as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa.
O selo valoriza iniciativas que combatem o analfabetismo funcional e as desigualdades no ambiente escolar. Para o secretário de Educação, Ednaldo Firmino, a certificação é o resultado de um trabalho técnico contínuo focado no aprendizado pleno.
“Essa certificação consolida os esforços na adoção de práticas pedagógicas que visam à alfabetização plena na idade certa. Estamos felizes e certos que os próximos anos serão de muito mais avanços”, afirmou o secretário.
O prefeito Neno Freitas celebrou a conquista e destacou que o avanço na educação é fruto de um conjunto de investimentos que vão além da sala de aula.
Segundo o gestor, a prefeitura tem focado em reforma de unidades escolares e aquisição de novos mobiliários, investimento constante nos profissionais da educação e entrega de kits escolares e fardamentos completos para acelerar o desenvolvimento estudantil.
“Desde o nosso primeiro mandato, realizamos intervenções importantes para acelerar o processo de desenvolvimento. Branquinha tem sido referência dentro e fora do estado”, comemorou o prefeito.
O que representa o Selo Ouro?
O Selo Ouro é a categoria máxima de reconhecimento do MEC dentro do pacto nacional pela alfabetização. Ele indica que o município atingiu metas rigorosas de proficiência, mantendo um acompanhamento detalhado de cada aluno e garantindo que o ensino público ofereça as mesmas oportunidades de excelência para todos.
Correções: Encontrou um erro? Fale com a redação: contato@br104.com.br.
