Após morte de criança, equipe médica da UPA de Palmeira dos Índios é afastada

A menina, de apenas um ano, deu entrada na unidade de saúde três vezes com febre e tosse, faleceu na última quarta-feira (31), deixando a população chocada.

UPA de Palmeira dos Índios | Foto: Divulgação

UPA de Palmeira dos Índios | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios anunciou o afastamento dos médicos responsáveis pelo atendimento pediátrico 24 horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após a morte de uma criança por suposta negligência médica.

A menina, de apenas um ano, deu entrada na unidade de saúde três vezes com febre e tosse, faleceu na última quarta-feira (31/5), deixando a população chocada.

As autoridades locais, incluindo a Corregedoria Municipal, a SMS e a UPA, iniciarão uma investigação para apurar as causas do óbito da criança. O prazo estipulado para a conclusão das investigações é de 15 dias.

A Corregedoria do Município já instaurou uma sindicância para analisar a conduta dos profissionais envolvidos, tomando como base os protocolos estabelecidos e o laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

Caso:

De acordo com relatos da imprensa local, a criança deu entrada na UPA pela primeira vez na segunda-feira (29/5), apresentando sintomas como febre alta, vômito e cansaço. Após receber atendimento médico e ser medicada, ela foi liberada pelos profissionais da saúde.

No dia seguinte, terça-feira (30), a criança retornou com os mesmos sintomas, recebeu nova medicação e foi liberada novamente. Entretanto, como seu quadro clínico não apresentou melhoras, a família retornou com urgência na manhã desta quarta-feira (31/5), desta vez com a criança convulsionando e com desconforto respiratório, vindo a óbito posteriormente.