publicidade
publicidade
Interior

Acesso à água renovam esperanças de agricultores familiares do interior

Comunidades participaram de oficinas de capacitação realizadas pela Semarh para preservação de novos microssistemas comunitários

Publicado: | Atualizado em 19/12/2018 10:36


Em São José da Tapera, novos microssistemas vão beneficiar 180 famílias de três comunidades rurais (Crédito: Assessoria)
Em São José da Tapera, novos microssistemas vão beneficiar 180 famílias de três comunidades rurais (Crédito: Assessoria)

Alagoas – No intuito de mudar o contexto social vivido por moradores da zona rural de São José da Tapera, no médio Sertão de Alagoas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) criou a implantação de microssistemas comunitários de abastecimento de água.

Os moradores das comunidades de Quixabeira, Laginha e Salão, localizadas naquele município, sofrem há 40 anos com a estiagem. Para conseguir água, os moradores pegavam potes de barro e caminhavam por cerca de cinco de quilômetros do locam onde moram. Outra alternativa era esperar pela chuva ou pelos caminhões-pipa.

+ Procurador geral fala sobre demissões em massa em União dos Palmares

“Eu não acreditava que estaria vivo para ver a água jorrar na torneira da minha casa. A esperança ganhou força quando o Canal do Sertão foi construído há cinco quilômetros de onde eu moro. Presenciar essa obra hídrica tão importante é um sonho realizado. Saber que estaremos usufruindo dessa água por meio dos microssistemas nos anima bastante”, destaca o agricultor Benedito Oliveira.

De acordo com o secretário Executivo de Gestão Interna, Edilson Ramos, as obras irão anteder diretamente 118 famílias com água na torneira. Ainda segundo o secretário, elas segues em ritmo de construção acelerado.

+ Brasil é líder na produção de energia limpa

“Eu pegava um pote de barro e caminhava por cinco quilômetros todas as manhãs para conseguir água em um açude. Era uma água salgada e imprópria ao consumo. Meu pai também padecia da mesma situação quando precisava ir na caatinga buscar água que os animais bebiam. Vivemos por muitos anos assim”, lembra Benedito Oliveira, agricultor familiar.

Os microssistemas de abastecimento de água no Sertão serão implantados em 28 comunidades da zona rural dos municípios de São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Piranhas, Olho d´Água do Casado, Inhapi, Água Branca, Pariconha e Delmiro Gouveia.

*Com informações da assessoria

veja também

Polícia Militar de Alagoas | © Reprodução
Interior
Mulher é morta a facadas por ex-companheiro em Jacuípe

Após o crime, Sebastião saiu de casa e utilizou uma moto para fugir em direção à AL-105, mas foi localizado pela polícia.


Bombeiros capturam Jibóia | © Ilustrativo
Interior
Jibóia é capturada dentro de residência em Santana do Ipanema

Bombeiros foram acionados para atender uma ocorrência de uma cobra que estava no telhado de uma residência em Santana do Ipanema.


Paulo Dantas em Ibateguara - @Reprodução
Interior
Paulo Dantas anuncia construção de CISP em Ibateguara

O governador de Alagoas assinou a ordem de serviço no último sábado


Violência contra a mulher | © Imagem ilustrativa
Polícia
Homem descumpre ordem da Justiça e ameaça mulher no interior de Alagoas

O suspeito descumpria ordem de restrição estabelecida pela Justiça.


Tenente Maxwell | © Reprodução
Polícia
Caso Alessandra Araújo: Suspeito por crime de adolescente diz que “entrou em surto”

O crime aconteceu nesta quarta-feira (22/06), após a vítima siar do colégio.