INSS

União dos Palmares receberá dois peritos do INSS

Distribuição de profissionais é parte da estratégia do governo para reduzir fila de espera por perícias médicas no país

Agencia do INSS - @Imagem Reprodução
Agencia do INSS - @Imagem Reprodução

O Ministério da Previdência Social divulgou nesta segunda-feira (23) o resultado do concurso público para perito médico federal. A publicação no Diário Oficial da União confirma a nomeação de 250 novos profissionais, que serão distribuídos em todo o território nacional, com foco nas regiões que concentram maior demanda por perícias.

No Nordeste, serão alocados 159 peritos, o que representa mais de 60% do total. Em Alagoas, oito municípios serão contemplados, com dois peritos cada: Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Calvo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

A medida busca enfrentar a longa fila de espera nas Agências da Previdência Social (APS), especialmente nos locais onde o tempo para agendamento de perícia é mais elevado. A expectativa é de que os profissionais iniciem suas atividades até o dia 15 de agosto, após passarem por treinamento obrigatório.

Escolha de local e próximos passos do concurso

Os candidatos classificados terão um prazo de cinco dias para indicar a ordem de preferência das cidades onde desejam atuar. A distribuição obedecerá a ordem de classificação geral. Após a seleção, ocorrerá a nomeação oficial, seguida da posse.

De acordo com o ministério, essa é uma das principais ações para melhorar a eficiência do atendimento nas APS e garantir que os segurados não enfrentem atrasos excessivos nos processos de concessão de benefícios, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

O ministro Wolney Queiroz destacou a importância da medida: “Os novos peritos médicos irão trabalhar onde a espera por atendimento é mais crítica. Essa convocacão é um passo essencial para dar dignidade e celeridade aos nossos segurados”.

Cadastro reserva e próximas convocações

O concurso, realizado em 16 de fevereiro pelo Cebraspe, recebeu quase 14 mil inscrições. Além dos 250 profissionais já convocados, o governo federal sinalizou que deve autorizar em breve a chamada de mais 250 candidatos do cadastro reserva, totalizando 500 novas nomeações.

Essa ampliação visa consolidar o reforço no quadro de peritos após um período de quase 15 anos sem realização de concurso para a carreira, considerada estratégica para a manutenção da política previdenciária.

Leia também: Fraude no INSS: Justiça bloqueia menos de 4% dos R$ 3 bilhões descontados de aposentados