Ibateguara está há mais de dois meses sem registrar homicídios

De acordo com os dados da Segurança Pública, o último caso foi registrado no dia 17 de dezembro, quando um jovem de 21 anos foi morto.

Cidade de Ibategara, na Zona da Mata de Alagoas — © Adelmo Augusto

Cidade de Ibategara, na Zona da Mata de Alagoas — © Adelmo Augusto

Sendo uma cidade com quase 16 mil habitantes, cujo o sustento econômico é a pecuária, cana-de-açúcar e cultura de subsistência, localizada na Zona da Mata do Estado, Ibateguara é uma das cidades alagoanas que não registra nenhum homicídio doloso há mais de dois meses.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AL), o último caso deste tipo de crime no município aconteceu no dia 17 de dezembro de 2020, quando um jovem identificado apenas como Biel, de 21 anos, foi morto com vários disparos de arma de fogo.

Já no primeiro bimestre de 2020, o município registrou apenas um Crime Violento Letal e Intencionais (CVLI) no dia 29 de janeiro. A vítima, Jackson José da Silva, de 29 anos, também foi assassinada com vários tiros no momento em que trabalhava em uma oficina mecânica, na rua 15.

Daniel Luiz Monteiro, de 23 anos, mora em Ibateguara desde que nasceu. Segundo ele, quando alguém é assassinado na cidade, o fato causa mais curiosidade do que pânico. “[…] A maioria da população que compõe a cidade é de idosos, então é mais comum avisos de falecimento do que de crimes”, destacou.

Janeiro de 2021 foi o mais violento dos últimos 3 anos em Alagoas

Para o universitário, a “ausência de crimes traz sentimentos brancos, mas é tão normal da rotina que não esperamos por mudanças”.

O BR104 tentou entrar em contato com o delegado do município, mas até o fechamento desta reportagem não obteve êxito.