Dra. Edja Sá e o seu abraço de apoio à população ibateguarense

Por entender as dificuldades e a carência do povo ibateguarense, a Dra. Edja oferece atendimento gratuito às comunidades, até mesmo as mais distantes, oferecendo consultas e medicamentos.

Dra Edja Sá

Dra Edja Sá

Em Ibateguara, um trabalho social e voluntário vem sendo realizado por uma mulher que tem tido como missão da sua vida, há muitos anos, cuidar das pessoas mais carentes, e em especial a população ibateguarense. A Dra. Edja Sá, conhecida por ser médica obstetra, tem demostrado o seu amor ao município, e também pelo que faz, por meio do seu atendimento, principalmente voltado às mulheres.

Edja foi candidata ao cargo de prefeita de Ibateguara, nas eleições de 2020, mas não conseguiu. Entretanto, a médica continuou com o seu belo trabalho na área da saúde, como tem feito ao longo dos anos, de assistência a uma população carente e desassistida no município.

Por entender as dificuldades e a carência do povo ibateguarense, a Dra. Edja oferece atendimento gratuito às comunidades, até mesmo as mais distantes, todos os sábados, oferecendo consultas e medicamentos. A médica acompanha e ajuda, especialmente, as mulheres grávidas a fazerem um parto de maneira segura, e também atende homens.

Filha do Capitão Figueiredo e Dona Maria José, desde a infância, Edja tinha o objetivo de ser médica, pois sempre quis cuidar das pessoas. Mas, para alcançar esse objetivo, ela enfrentou muitas dificuldades por vir de uma família humilde, onde os pais tinham poucos recursos, mas sempre tiveram interesse de que ela e os seus irmãos estudassem. Além disso, a médica se casou e teve filhos muito cedo e, consequentemente, teve que superar muitos obstáculos por ser mãe, esposa e estudante.

Com a conquista desse objetivo de vida, o seu instinto de proteção, cuidado e acolhimento com as pessoas apenas cresceram. Para tanto, a Dra. Edja fundou, há 8 anos atrás, o Instituto Maria José – um nome em homenagem a sua saudosa mãe -, por onde a médica procura ajudar as pessoas mais carentes no que é possível, realizando consultas, exames e doação de medicamentos.

Uma das ações promovidas pelo Instituto são os eventos realizados para a população, onde as crianças também são acolhidas e distraídas com brincadeiras enquanto os adultos são assistidos. Nesses eventos, são feitos mutirões com exames preventivos de doenças graves, a exemplo da doença de chagas, além de exames como eletrocardiogramas, prevenção de colo de útero na mulher, mamografias, entre outros.

São eventos voltados para as necessidades básicas, tentando ajudar a população que carece de um atendimento, onde um grande número de pessoas são atendidas. Aos sábados – os dias de atendimento no Instituto -, a médica chega a atender cerca de 100 pessoas, além das cirurgias feitas em Maceió, e atendimentos domiciliares.

Tudo isto é, de fato, um abraço de apoio a população de Ibateguara, que segundo a Dra. Edja, sempre teve muitas dificuldades na área da saúde. Através do seu trabalho social e voluntário, a doutora tem realizado o seu sonho de ajudar as pessoas que necessitam de uma boa qualidade de vida.

Para acompanhar mais de perto esse trabalho admirável da Dra. Edja de Sá, é possível encontrá-la nos seus dois perfis do Instagram: @edja.sa e @instituto_maria_jose.

Atendimento às mulheres no Instituto