Covid-19: Sem médico, teste e EPI, saúde de Ibateguara está na UTI

Ibateguara já tem 56 casos confirmados de Covid-19, e 4 óbitos foram registrados

Prefeito de Ibateguara, Geo Cruz — © BR104

Prefeito de Ibateguara, Geo Cruz — © BR104

O município de Ibateguara, na Zona da Mata de Alagoas, vive um caos na Saúde, provocado pela falta de gestão frente à pandemia do novo coronavírus.

Segundo informações, o município não tem médico nos postos de saúde ou no hospital local. Recentemente o vigilante do pronto Atendimento passou mal, mas como não tinha médico na unidade ele acabou encaminhado para o HGE.

Com a demora no atendimento médico, o homem acabou falecendo. Esse é apenas mais um dos casos que se repetem constantemente.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde não disponibilizou EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) suficiente para todos os profissionais da saúde, com isso, os servidores estariam tendo que revezar esses equipamentos.

Outro problema enfrentado pela população, é a falta de testagem. O município não adquiriu testes rápidos, e até mesmo alguns profissionais da saúde que apresentam quadro de síndrome gripal, não são testados.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o vereador Marcos Antônio denuncia que as pessoas que são diagnosticadas com Covid-19, não recebem qualquer suporte da Secretaria de Saúde. Não há um acompanhamento desses pacientes, e a prefeitura não lhe entrega qualquer medicamento.

Os pacientes precisam recorrer as farmácias do município, que, conforme denunciado pelo BR104, chegam a cobrar R$80 em uma cartela de ivermectina e R$75 em uma cartela de azitromicina.

Ibateguara já tem 56 casos confirmados de Covid-19, e 4 óbitos foram registrados. Esse número de casos confirmados pode ser muito maior, se levar em consideração a falta de testagem.

Assista ao depoimento do parlamentar:

O BR104 tentou contato com o prefeito Geo cruz, e com a secretária Municipal de Saúde, mas nossas mensagens não obtiveram retorno.