Ibateguara

Conselho Tutelar de Ibateguara pode ter sido negligente sobre caso de criança grávida

O caso veio à tona no último sábado (20) quando a menina deu entrada no Hospital São Vicente de Paulo em trabalho de parto

Publicado: | Atualizado em 29/07/2019 23:28


Cidade de Ibateguara
Cidade de Ibateguara

Ibateguara — A criança de 11 anos que deu à luz a um bebê em uma maternidade de União dos Palmares, em um parto de risco, deve receber alta na tarde desta segunda-feira (22). A informação foi confirmada pela Maternidade Santa Catarina. Além da criança, o bebê passa bem, mas também continua na maternidade.

O caso da gravidez precoce veio à tona na noite do último sábado (20) quando a menina deu entrada na unidade de saúde em trabalho de parto. Diante do fato, a diretoria do hospital comunicou o conselheiro tutelar de União dos Palmares, Alisson Pereira, que foi à unidade de saúde para averiguar o fato.

Alisson contou que imediatamente acionou o Conselho Tutelar de Ibateguara, pois a menina, que fez 11 anos em maio deste ano, reside no município. Disse ainda que ao conversar com a mãe da garota, foi informado de que ela sabia da gravidez e que consentiu a convivência entre a filha e seu companheiro, um jovem de 21 anos.

Em relato, a mãe disse que a criança morava com o ‘esposo’ desde os dez anos de idade, mas que meses após ter ido morar com ele, foi abandonada. Ela teria suspeitado da gravidez e resolveu procurar o Conselho Tutelar da cidade para denunciar o caso, sendo aconselhada a procurar as autoridades.

O caso não teve o acompanhamento dos conselheiros porque, além da mãe ter dito que à época a menina tinha 14 anos, também alegou que tinha medo do companheiro da filha e resolveu não acionar a polícia. Entretanto, chama a atenção o fato do Conselho Tutelar não ter solicitado nenhuma documentação da garota.

+ Homem é preso suspeito de estuprar sobrinhas e engravidar uma delas em Branquinha

A mãe, por sua vez, alegou que o Conselho da cidade acompanhou a criança durante as consultas de pré-natal, tendo contato direto com o caso. Afirmou ainda de que a menina fez apenas três consultas médicas, mas que desistiu por medo de que a situação fosse descoberta, vindo à tona na noite de sábado.

“Quando chegou ao hospital, a historia da mãe era que a adolescente teria 14 anos, que o documento foi registrado errado. Quando a criança nasceu, o cartório registrou a criança com idade avançada. Logo após fui conversar com ela [a mãe]. Ela me confirmou que a menina tinha apenas 11 anos”, disse Alisson Pereira.

O caso também ficará sob responsabilidade da Polícia Civil (PC). “Agora, a situação vai ser com a delegacia, o delegado vai apurar todas as informações. Ele vai ouvir a genitora, a menina e o pai da criança. Se caso venha ser comprovado que ouve negligência da mãe da menina, ela também irá responder. Já o pai da criança responderá pelo crime de estupro de vulnerável”, conclui.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Géo Cruz - @BR104
Eleições 2024
Sem oposição, Géo Cruz pode ter votação histórica em Ibateguara

Géo Cruz é atualmente o secretário geral de administração do município


Ibateguara
Policial
Após discussão, homem é morto a facadas em Ibateguara

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para os procedimentos cabíveis.


Entrada da cidade de Ibateguara — © BR104
Ibateguara
Uma mulher e dois homens são presos em Ibateguara por tráfico de drogas

Os três adultos foram detidos e conduzidos ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Murici para os devidos procedimentos legais.


Triplo Homicidio - @reprodução
Ibateguara
Triplo homicídio em Ibateguara assusta moradores

Um foi atingido enquanto estava sentado em uma cadeira; o segundo, ao tentar fugir, e a terceira vítima foi encontrada no banheiro


Géo Cruz - @BR104
Ibateguara
Quem vai disputar a prefeitura de Ibateguara contra Géo Cruz?

Há rumores de que a Dra. Edja, que disputou contra a candidata de Géo na eleição anterior, estaria determinada a concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores.