Adolescentes são flagrados trabalhando como garis em Ibateguara

Denúncia relata a contratação de trabalhadores avulsos para realizarem a coleta de lixo no município, sem a utilização de uniforme e equipamentos de proteção obrigatórios.

Adolescentes são flagrados fazendo coleta de lixo em Ibateguara — © Cortesia ao BR104

Adolescentes são flagrados fazendo coleta de lixo em Ibateguara — © Cortesia ao BR104

Três garotos foram flagrados atuando como garis, realizando a coleta de lixo em Ibategara, na Zona da Mata de Alagoas. De acordo com a denúncia enviada ao BR104 por um internauta, que preferiu não se identificar para evitar possíveis retaliações, trata-se de menores de idade.

A denúncia relata a contratação de trabalhadores avulsos para realizarem a coleta de lixo no município, sem a utilização de uniforme e equipamentos de proteção obrigatórios, como máscara facial, mangotes, macacão de segurança, respiradores, calçados fechados e luvas.

Além disso, os adolescentes estão expostos a riscos, já que ao desempenharem essa tarefa, há ameaças físicas (cortes, lesões e perfurações nas mãos), químicas (irritações de pele e intoxicação por materiais corrosivos) e biológicas (infecções e contaminação ao contato com resíduos orgânicos).

Trabalho infantil é toda forma de trabalho realizada por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida, de acordo com a legislação de cada país. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.

[sliderpro id=”172″]