Quem foi Borba Gato e por que incendiaram sua estátua em São Paulo

A estátua de Borba Gato foi incendiada neste sábado 24 de julho

Estátua de Borba Gato pegando fogo - @reprodução

Estátua de Borba Gato pegando fogo - @reprodução

A estátua que homenageia o bandeirante Manuel de Borba Gato, erguida em Santo Amaro, distrito de São Paulo, foi incendiada na tarde deste sábado (24/07), por um grupo identificado como Revolução Periférica, que assumiu a autoria do ato considerado vandalismo.

As imagens da estátua de Borba Gato em chamas rapidamente ganhou as redes sociais, e o incêndio logo se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter. O caso foi amplamente compartilhado em perfis de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que atribuíam o vandalismo aos grupos de esquerda, que protestavam contra o governo neste sábado, em diversas capitais do país.

Quem foi Borba Gato

Mas afinal, quem foi Borba Gato, e por que sua estátua foi alvo deste ataque?

Não é a primeira vez que o nome do bandeirante viraliza nas redes sociais. Diversas comunidades organizadas na internet, por exemplo, já se manifestaram contra as honrarias que escravagistas como Borba Gato receberam dos governos ao longo dos anos.

A história conta que ele foi responsável por assassinar e escravizar negros e índios, além de ter participado diretamente de estupros de índias em São Paulo.

Foi um dos homens mais cruéis que viveram no Brasil no século 18, e enriqueceu explorando minas de ouro em Minas Gerais, usando mão de obra escrava. Ele morreu em 1718, aos 69 anos de idade, quando ocupava o cargo de Juiz ordinário da vila de Sabará.

Estátua de Borba Gato – @Reprodução