Vídeo mostra centenas de cães mortos de fome e sede em abrigo na Ucrânia

Mais de 300 animais perderam a vida depois que foram abandonados em uma ONG desde o início da guerra.

Cães são encontrados mortos em abrigo após semanas sem comida e água na Ucrânia | © Reprodução/twitter

Cães são encontrados mortos em abrigo após semanas sem comida e água na Ucrânia | © Reprodução/twitter

A guerra entre Rússia e Ucrânia tem gerado impactos diretos e indiretos no meio ambiente, no esporte e na economia global, além das inestimáveis perdas provocadas pelas mortes e vítimas desse conflito. Entretanto, as consequências ultrapassam até as perdas humanas.

Nesta semana, imagens perturbadoras viralizaram nas redes sociais e mostram centenas de cães mortos em um abrigo de animais em Borodyanka, na Ucrânia. O crime contra esse animais, muitos deixados para trás pelos seus tutores, tem passado despercebido aos olhos humanos.

De acordo com publicação da CBS News, a ONG UAnimals, os 485 cães do abrigo permaneceram trancados em suas gaiolas desde o início da guerra no final de fevereiro até o início de abril, depois que soldados russos deixaram a cidade e os voluntários puderam retornar ao abrigo.

Nesse período, os animais ficaram sem receber alimentos e água. Quando os ajudantes conseguiram acesso ao prédio em 1º de abril, 335 haviam morrido. No vídeo divulgado no Twitter pelo chefe do Centro de Liberdades Civis, Oleksandra Matviichuk, é possível ver os corpos de vários cães no chão.

Na gravação, ainda é possível ouvir o choro da voluntária enquanto ela anda pelo local. Os cães que sobreviveram foram alimentados e outros 27, em estado mais grave, encaminhados para tratamento em clínicas privadas.