ONU divulga relatório com mais de 13 milhões de ucranianos refugiados

Para o órgão, essa crise de refugiados é classificada como a maior da história da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Refugiados ucranianos | © Louisa Gouliamaki/AFP

Refugiados ucranianos | © Louisa Gouliamaki/AFP

A ONU divulgou, nesta segunda-feira (2/05), um relatório mostrando a quantidade de civis mortos durante a guerra da Rússia e Ucrânia. De acordo com a entidade, foram registrados mais de 3 mil mortos no país ucraniano e cerca de 5,5 milhões de refugiados.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), a maioria dos civis foram mortos ou feridos devido ao uso de explosivos, como projéteis lançados de um veículo em movimento, sistemas multi-lançamento de foguetes, mísseis e bombardeios aéreos.

O ACNUDH prevê que haja um aumento no número de vítimas ocasionadas pela guerra na Ucrânia, que chegou nesta segunda ao 68º dia. Recentemente, a Rússia retirou suas tropas da região de Kiev. Após a saída dos soldados, centenas de corpos de civis foram encontrados, e alguns deles estavam com as mãos amarradas.

Guerra na Ucrânia | © Sergey Bobok/ AFP-ND

Para o direito internacional, os ataques da Rússia contra civis e infraestruturas da Ucrânia caracterizam crimes de guerra. Desta forma, diversos países e entidades exigem investigações a respeito dos ataques cometidos pelos russos.

A invasão russa a Ucrânia já causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, onde 7,7 milhões se deslocaram internacionalmente e mais de 5,5 milhões fugiram para países vizinhos.

De acordo com a ONU, essa crise de refugiados é classificada como uma das piores vivenciadas na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.