Governo Federal envia avião da FAB para resgatar brasileiros refugiados de guerra na Ucrânia

A aeronave está prevista para chegar à Polônia na quarta-feira (9), com previsão de chegada ao Brasil na quinta-feira (10).

Avião KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira – © Sgt Bianca/ FAB

Avião KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira – © Sgt Bianca/ FAB

O Governo Federal enviou à Polônia, na manhã desta segunda-feira (7/03), o avião KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), para resgatar brasileiros refugiados da guerra na Ucrânia. A previsão de chegada da aeronave na Polônia está prevista para a próxima quarta-feira (9/03).

A ação denominada “Operação Repatriação’’ acontece de forma integrada entre os ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde. De acordo com o comunicado, a aeronave com os refugiados tem previsão de chegada ao Brasil na quinta-feira (10).

O avião está transportando cerca de 11,6 toneladas de medicamentos que devem ser utilizados como forma de prevenção e emergência para os refugiados. Além disso, alimentos e itens de necessidade básica também estão sendo transportados para auxiliar os cidadãos.

Guerra na Ucrânia

Desde a invasão russa à Ucrânia, cerca de 1,5 milhões de pessoas fugiram do país devido à gravidade dos acontecimentos. Os números foram divulgados pelo diretor da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur), Filippo Grandi.

– Esta é a crise de refugiados que mais cresce na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial – disse o diretor. De acordo com ele, países como a Polônia, Romênia e Hungria têm sido o destino dos refugiados.