Coordenador do MBL posta foto falsa de guerra na Ucrânia

Na rede social, seguidores de Renan Santos, líder do partido, passaram a questionar a imagem publicada.

Imagem de duas crianças na frente de um tanque de guerra – © Reprodução/Intagram

Imagem de duas crianças na frente de um tanque de guerra – © Reprodução/Intagram

O Instagram alertou os seguidores do coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos, a respeito da publicação de uma imagem mostrando duas crianças em frente a um tanque de guerra. A foto foi compartilhada no perfil oficial de Santos na rede social, no último domingo (27/02).

Segundo a análise feita por especialistas, e até mesmo pelo próprio algoritmo da rede social, o conteúdo chegou a ser publicado pela primeira vez em 2016 e repostado por Santos no domingo com a seguinte legenda: “Ucrânia, 2022”.

A publicação foi assinalada pelo Instagram como “fora de contexto”, diante do caos que o país ucraniano vive há cerca de sete dias.

“Falta de contexto. A mesma informação foi analisada por verificadores de fotos independentes em outra publicação”, destaca o alerta na parte inferior da imagem. Ao clicar na mensagem, uma nova aba é acionada, mostrando o motivo do aviso na foto.

Seguidores de Renan Santos e outros internautas repudiaram a atitude dele, uma vez que o membros do partido afirmaram recentemente que a imprensa brasileira estava distorcendo as informações a respeito da guerra entre os dois países (Rússia e Ucrânia). Para eles, figuras importantes da imprensa apoiam Putin.

Sobre a imagem:

A imagem compartilhada por Renan Silva está no livro Children of War (Crianças da guerra, em português), de Dmitry Muravsky. A fotografia foi publicada pela primeira vez pelo Ministério da Defesa ucraniano no ano de 2016.