Civis são encontrados mortos em Bucha, na Ucrânia, após saída de militares russos

O chefe do Comitê de Investigação russa informou que a Ucrânia estaria propagando "informações deliberadamente falsas" contra as forças armadas do país.

Civis mortos na Ucrânia – © Twitter/IkaFerrerGotic

Civis mortos na Ucrânia – © Twitter/IkaFerrerGotic

Autoridades da cidade de Bucha, na Ucrânia, informaram neste domingo (3/04) que, após a saída de militares russos da região, o governo local encontrou diversos corpos de civis espalhados pelas ruas. As imagens causaram uma onda de revolta nas redes sociais.

Líderes de países europeus exigiram que os militares russos responsáveis pelo ocorrido fossem investigados e classificaram a situação como “atos terríveis”.

– O mundo já viu muitos crimes de guerra. Em momentos diferentes. Em diferentes continentes. Mas é hora de fazer todo o possível para tornar os crimes de guerra dos militares russos a última manifestação de tal mal na terra – declarou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, neste domingo.

Rússia

Diante das informações propagadas pela Ucrânia, os russos negaram as acusações. O investigador-chefe do país pediu que fosse realizada uma análise oficial a respeito do massacre, chamando as acusações de “provocação”.

Já o chefe do Comitê de Investigação, Alexander Bastrykin, pediu para que as investigações fossem abertas com outra perspectiva, pelo fato de que a Ucrânia estaria propagando “informações deliberadamente falsas” contra as forças armadas da Rússia.