Venceu? Confira 5 alimentos que você pode consumir após o prazo

Desde que estejam armazenados de forma correta, diversos alimentos podem ser consumidos após o prazo

O queijo é um dos alimentos que pode ser consumido após o prazo — © Reprodução

O queijo é um dos alimentos que pode ser consumido após o prazo — © Reprodução

Geral — É alarmante a quantidade de alimentos em bom estado que são desperdiçados diariamente. No entanto, uma medida simples poderia reverter essa situação: consumir determinados alimentos mesmo após o prazo de validade indicado na embalagem.

A data de validade dos alimentos é, de fato, uma boa forma de saber se algo ainda é seguro de ingerir, mas, em alguns itens, é mais uma sugestão do que uma regra a ser seguida à risca. Desde que estejam armazenados de forma correta, diversos alimentos podem ser consumidos após o prazo.

Queijo

A maneira com o que o queijo é produzido e maturado permite que ele ainda seja seguro de se comer depois de vencido. Caso ele esteja com alguma parte mofada, basta cortar até ao menos três centímetros para dentro da parte boa e se deliciar.

Mel, açúcar e sal

Esses três alimentos podem durar por um bom tempo, e quem sabe lá por gerações. Basta armazená-los em um local adequado.

Comida enlatadas

Enquanto a tampa não estiver amassada ou suja de ferrugem e o conteúdo não cheirar mal, você pode ingeri-lo. Uma vez que estejam armazenados em um lugar fresco, são seguros de se comer por mais três ou quatro anos além da validade.

Ovos

O ovo é um alimento fundamental e que raramente falta em casa. Muitas vezes, eles ficam guardados por muito tempo e acabam ultrapassando a data de validade. Mesmo assim, você pode consumi-los. Para saber se o ovo ainda esta em bom estado, basta colocá-lo em um recipiente com água. Se ele afunda, está bom. Se boiar, está podre e tem que descartar.

Chocolate e massas

Esses também são alimentos duradouros e que mesmo após a data de vencimento podem ser consumidos sem problema algum. Como são alimentos secos, não há risco de mofo. O chocolate, por sua vez, se mantém bom até dois anos após a data de validade.