Suspeitos de terem assassinado menor na UIM assumem culpa, afirma Seprev

Em nota enviada à imprensa, órgão informou que "os motivos que os levaram a este ato serão profundamente apurados por uma sindicância interna"

Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) — © Ascom

Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) — © Ascom

Na manhã desta sexta-feira (28/08), a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) confirmou que os suspeitos assumiram a culpa pela morte de Paulo Gabriel da Silva Costa, de 14 anos. O crime aconteceu nessa quinta-feira (27/08), na Unidade de Internação Masculina Extensão (UIME), em Maceió.

A unidade onde ocorreu o homicídio possui capacidade para 24 adolescentes, porém apenas 14 estavam ocupando as vagas. Os suspeitos, um adolescente de 14 e outro de 16, estavam no mesmo alojamento que a vítima, que faria 1 ano de internação em outubro. Ele cumpria medida socioeducativa por tentativa de homicídio.

O corpo foi encontrado por monitores com perfurações – que foram realizadas com hélices de um ventilador – e sinais de enforcamento. Os motivos que levaram os menores a cometerem este ato serão profundamente apurados por uma sindicância interna, informou o órgão.

Em nota, a Seprev afirma que o fato foi “um caso isolado”, porém que “deixou a todos estarrecidos”. “Nesta semana, as Unidades de Internação completaram dois anos sem registrar nenhuma fuga”, destacou o órgão.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) vem por meio desta nota confirmar a morte de um adolescente de 14 anos, no final desta quinta-feira (27), na Unidade de Internação Masculina Extensão (UIME), localizado no Complexo Socioeducativo no bairro do Tabuleiro do Martins.

O corpo do adolescente foi encontrado com perfurações e com sinais de enforcamento. Outros dois adolescentes, um de 16 e outro de 14 anos, que estavam no mesmo alojamento, assumiram a culpa pelo homicídio. Os motivos que os levaram a este ato serão profundamente apurados por uma sindicância interna.

A vítima iria completar 1 ano de internação em outubro. Ele cumpria medida socioeducativa por tentativa de homicídio.

Diante dos fatos, os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foram autuados pelo ato infracional análogo por homicídios. O IML e a Perícia do Instituto de Criminalista foram chamados para o local.

A unidade onde ocorreu o homicídio possui capacidade para 24 adolescentes, porém apenas 14 estavam ocupando as vagas.

A Seprev aproveita para reiterar seu compromisso com a segurança de todos os 260 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, sendo este caso um ato isolado diante de todas as medidas tomadas, porém que deixou a todos estarrecidos. Nesta semana, as Unidades de Internação completaram dois anos sem registrar nenhuma fuga.

Unidade de Internação Masculina — © Ascom Seprev