Secretário de Saúde de São José da Laje fala sobre o enfrentamento à Covid-19

O município foi o primeiro a imunizar 100% dos profissionais da saúde, do auxiliar de serviço gerais ao médico.

Fernando Chicuta durante entrevista a Kleber Marques, apresentador do Doze em Ponto — © Reprodução

Fernando Chicuta durante entrevista a Kleber Marques, apresentador do Doze em Ponto — © Reprodução

O programa Doze em Ponto, do BR104, recebeu na tarde desta quarta-feira (07/04) a visita do secretário de Saúde de São José da Laje, da Zona da Mata de Alagoas, Fernando Chicuta, para falar sobre a atuação da pasta no enfrentamento ao novo coronavírus.

Fernando disse ter dormido pouco. A situação se agrava ainda mais quando percebe que milhares de vidas estão indo embora todos os dias. Nesta terça (06), o Brasil bateu a marca de 4 mil mortes pela doença, registrada em um único dia pela primeira vez, e soma 337,6 mil na pandemia.

“São dias difíceis. Ontem nós tivemos mais de quatro mil mortes no Brasil. Isso preocupa todo serviço de saúde, preocupa a nossa região, preocupa os hospitais e deve ser também uma preocupação do cidadão. Todo cidadão, não só lajense, mas de todas as cidades, devem se preocupar com tudo isso que está ocorrendo.”

O município tem trabalhado sempre na orientação de prevenção. Rádio, carro de som e redes sociais têm sido os canais de divulgação. Além disso, São José da Laje foi a primeira cidade alagoana a imunizar 100% dos profissionais da saúde, do auxiliar de serviços gerais ao médico.

“Com planejamento, dedicação, nós concluímos 100% desses profissionais vacinados. Todos estão vacinados. Alguns com a primeira e segunda dose, outros apenas com a primeira dose, esperando receber a segunda dose ainda, mas a primeira imunização já ocorreu. Isso é um passo importantíssimo, haja vista que todos esses profissionais tiveram na linha de frente há um ano atrás”, destacou.

Um projeto considerado “audacioso” foi a aprovação de um, de autoria da prefeita Ângela Vanessa (PP), sobre a possibilidade da separação das vacinas que fossem destinadas ao município para os profissionais da Educação. Cerca de 30% deles já foram imunizados.

“Um projeto que a gente chama de audacioso, de muita força de vontade, mas sobretudo de muito planejamento, pra que a gente também não venha tirar a dose daquele grupo que é prioritário, que são os idosos. No nosso caso lá, estamos vacinando de sessenta e três anos ou mais, e começamos também vacinar a Polícia Militar, Polícia Civil, aqueles que atuam ou moram em São José da Laje. E os profissionais de saúde que ainda faltavam, mas que agora não é o nosso caso, todos já estão vacinados”, pontuou o secretário.

Fernando também ressaltou a importância da união de todos no enfrentamento à Covid-19. “Que os meios de comunicação também nos ajudem na orientação com a população, isso é importantíssimo, é o momento de todos nós estarmos juntos, as mídias sociais, os meios de comunicação, Prefeitura, comércio, Governo, todos na mesma batalha, vencer a Covid-19, esse é o nosso compromisso, compromisso de salvar a vida do povo”, concluiu.